Texto de Memórias Literárias da aluna: Milena Sales Thomé. 8º ano.

Hoje… Simplesmente hoje…

Vejo no espelho as marcas do tempo, tempo de tristezas e alegrias, derrotas e vitórias. Sou um senhor de idade, com rugas no rosto; sou aquele que tem nome de anjo, anjo sem asas, mas disposto a voar, sou Emanuel Francisco. Em cada traço, o sinal de que tudo na vida vale a pena quando a alma não é pequena. Recordo-me da infância… Ah, a minha infância… Rústica de poucos momentos alegres, da barriga roncando e de dias difíceis vividos no Acre. O seringal foi minha escola e a forma mais certa para contribuir com o sustento da minha família.

Em 1972, veio o alistamento no Exército Brasileiro na cidade de Manaus, fui destacado para trabalhar na construção da BR174, vivi momentos de muitos conflitos com povos indígenas, que resistiram em liberar a construção da estrada que liga o estado de Manaus ao estado de Roraima. Recordo-me de quantos companheiros perdi pelo meio do caminho, de quantos nativos mortos e derrotados. Tempos e momentos tristes pelas vidas perdidas.

Lembro-me, ainda, do dia em que fui ao hospital e, acredito que era o destino me levando até lá para conhecer uma simples mulher. Hoje, minha mulher, mãe de meus seis filhos. Recordo-me também do dia em que a beijei pela primeira vez, foi um momento inesquecível! Pois de uma simples conversa no quintal de casa, surgiu um grande amor.

Hoje sou aposentado e frequento um Centro para Idosos o “Viva Melhor Idade”, onde tenho vários amigos, além é claro de me manter renovado, praticando várias atividades para manter a saúde. Neste Centro temos, por exemplo, natação, jogos, artesanatos, danças, entre outros. Uma maravilha de lugar!

( Texto baseado na entrevista feita com o senhor Emanuel Francisco )

Sobre elianedmelo2

Professora de Língua Portuguesa com mestrado em Ciências da Educação. Nascida em 7 de julho, em Campos dos Goytacazes,Rio de Janeiro. Atualmente, morando em Roraima.Diretora do CEFORR ( Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação) em 2015, 2016,2017, Consultora técnica da UNIVIRR ( Universidade Virtual de Roraima) em 2017 e 2018. Atualmente, professora de língua portuguesa no Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Texto de Memórias Literárias da aluna: Milena Sales Thomé. 8º ano.

  1. Mauricio Fantesia disse:

    Um erro não é um defeito, mas sim um aprendizado. Pode melhorar?sim, mas isso o tempo dirá.

  2. Maria Luiza Barbosa de Oliveira 9D CME-PMRR disse:

    É um texto bastante interessante, no qual conta a história vivida pelo senhor Emanuel Francisco, apesar das dificuldades que teve durante a sua infância no Estado do Acre, e no seringal onde tirava o sustento da sua família seu Emanuel as venceu! Confesso que fiquei bastante surpresa, pois durante a leitura da história de vida inspiradora desse senhor, encontrei outra história sendo narrada por ele, a construção da BR-174! Seu Emanuel, encontrou o grande amor da sua vida devido a tragédia que aconteceu durante a construção da estrada. História magnífica, vivida por um homem extraordinário.

  3. Izayra disse:

    Olá, sou Izayra do 9D.
    O texto lido foi: Hoje…simplismente hoje…
    O texto fala sobre a vida de um senhor que enfrentou muitos obstáculos em sua vida, como a morte de seus companheiros, a fome e etc. Fala sobre as coisas mais importantes da vida e que devemos viver intensamente, ver o lado bom nas coisas simples e, ao enfrentar qualquer obstáculo, tirar como proveito um bom aprendizado. O senhor Emanuel Francisco enfrentou muitas coisas em sua vida e com isso, possui muitas histórias para contar.!
    Um abraço virtual.

  4. Título: “Hoje… Simplesmente hoje…”
    Gênero textual: Relato Pessoal

    Muito bom conhecer um pouco da história do Sr. Emanuel Francisco, muito bonita a sua história, nos faz refletir de como é importante a gente tirar coisas boas dos momentos difíceis que enfrentamos em nossas vidas, isso nos traz amadurecimento e no futuro nos tratar histórias de superação.

    Alice Manuele Rodrigues Matos

  5. Daniel Medeiros disse:

    Título do texto: Hoje… Simplesmente Hoje…
    É um relato muito legal sobre como as coisas eram diferentes antes, e como são hoje .
    Antes as pessoas enfrentavam muito mais dificuldades que hoje, e como é importante aproveitar os momentos bons ao máximo.

    Gênero textual: Relato pessoal

    Daniel Medeiros da Silva
    7° Ano A

  6. Grazielly Reis disse:

    texto lido: Hoje…simplesmente Hoje…
    Gênero: Relato pessoal
    Grazielly Reis 9°B

    Fiquei muito emocionada com o texto. Apesar de falar sobre dificuldades e tristeza, a história é emocionante. E a forma como as palavras foram expressadas, é linda.
    Fiquei curiosa para saber mais sobre o Sr Emanuel Francisco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s