Carta de solicitação

Boa Vista, 06 de julho de 2020.

À Vossa Senhoria Ten Cel PM Valdeane Alves de Oliveira

Diretora do CME-PMRR

Senhora Diretora,

Nesses quase 2 meses de aula (presencial), pude observar algumas coisas que poderiam melhorar para o bem estar de todos. Ao chegarmos na escola temos que ir para a quadra, local onde entramos em forma antes de irmos para a sala de aula, o grande problema é o trajeto até chegar à quadra. Este trajeto é um asfalto cheio de pedras, onde nossas mochilas que possuem rodízios não estão suportando, a maioria dos alunos possuem essas mochilas com rodízios devido ao enorme peso de nossos materiais. O mesmo acontece no trajeto na hora da saída, é um caminho cheio de areia, onde também danifica nossas mochilas. Minha sugestão seria fazer um trajeto mais apropriado (entrada e saída), que não danifique tanto nossas mochilas. E já pensar no período de chuvas, esses novos trajetos poderiam ter cobertura para proteger os alunos e demais pessoas.Uma ótima proposta seria sobre a utilização da piscina, a mesma poderia ser aberta para alunos,familiares e comunidade em geral para fazerem natação, onde poderia ser cobrada uma mensalidade,onde o dinheiro arrecadado poderia ser utilizado para melhorias da própria escola.Outra sugestão seria aumentar mais 5 minutos o nosso intervalo, eu ainda não consegui pegar lanche devido à enorme fila que se forma na hora de retirar o lanche, e quando se pega, os alunos têm que praticamente engolir o lanche. Neste intervalo, é praticamente impossível lanchar e ter um momento descontraído com nossos novos amigos.Uma solução seria ao invés de sair todas as turmas de uma vez para o lanche, dividir o intervalo – onde sairiam primeiro os 6º e os 7º anos, depois os 8º e 9º anos. Com essa divisão, poderá melhorar o fluxo na fila do lanche e também dos banheiros. Quanto ao retorno às aulas, uma sugestão é que na entrada da escola e de cada sala de aula poderia ter um dispense de álcool em gel para o alunos higienizarem as mãos. E as equipes de limpeza da sala, fariam a limpeza das carteiras escolares com álcool, minimizando assim o risco de contaminação de qualquer vírus. Sem mais para o momento.

Cordialmente,

ANA Carolina Grangeiro Gomes KOVALSKI

AL CME-PMRR – 6o ANO “A”

Sobre elianedmelo2

Professora de Língua Portuguesa com mestrado em Ciências da Educação. Nascida em 7 de julho, em Campos dos Goytacazes,Rio de Janeiro. Atualmente, morando em Roraima.Diretora do CEFORR ( Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação) em 2015, 2016,2017, Consultora técnica da UNIVIRR ( Universidade Virtual de Roraima) em 2017 e 2018. Atualmente, professora de língua portuguesa no Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

21 respostas para Carta de solicitação

  1. Ana Júlia Gomes Santos disse:

    Gostei muito do texto da Ana Carolina mas eu não concordo com ela na questão de voltar às aulas pois muitos alunos têm problemas asmáticos e outros, e,alguns convivem com pessoas idosas que significa muito
    Para ela e tudo que amamos cuidados e protegemos .!!

  2. Eduarda Maia 6 ano A disse:

    Boa Vista, 11 de julho de 2020.

    Cara diretora,

    Sabemos que a senhora é a responsável pela escola, então queremos lhe pedir um favor.

    Quero lhe informar que o banheiro das meninas não está em um ótimo estado, pois as portas estão todas riscadas, as vezes não há papel higiênico e sabonete líquido.

    Se a senhora reformasse o banheiro, nós ficaríamos muito gratas.

    Agradecemos a sua atenção,

    Al CME – Eduarda Maia 6 ano A.

  3. Titulo: Carta de solicitação
    gênero: Carta
    Aluno: Tales Apolinário – 9° ano A

  4. Elissa Ferreira Santos disse:

    Aluno(a): Elissa 8A
    Gênero: Carta, não literário.
    Título: Carta de solicitação.

  5. Kaline Sahdo disse:

    Título: Carta de solicitação.
    Uma carta muito bem escrita. Sobre o meu ponto de vista pessoal, algumas das solicitações pedidas pela aluna, não seriam possíveis tendo em vista fatos como colégio públicos, falta recursos, falta de profissionais de limpeza, os problemas de saúde enfrentados por alunos e seus familiares e o espaço compartilhado com a Polícia Militar.

    Gênero: Carta.

    Aluno(a): Kaline Beatriz Santos Sahdo
    Turma 9 ano A

  6. Fernando L.P disse:

    Título:Carta de solicitação

    Uma carta bem elaborada,onde algumas coisas ditas pela aluna podem ser aceitas,como dispensas de álcool,mas vejo que as outras ideias não podem ser colocadas em prática,como por exemplo aumentar a carga horária do intervalo,não há necessidade disso,pois se aumentasse, deveria aumentar também o tempo de cada professor,mas fora isso é uma carta bem compreensiva e facil de entender

    Gênero:Carta

    Aluno(a):Fernando de Lima Pereira
    Turma: 9°ano D

  7. Amanda ISIS Farias Miranda disse:

    Título: Carta de solicitação
    Comentário: Boa noite Ana Carolina Grangeiro Gomes Kovalski, gostei bastante da sua carta e realmente concordo com ela. Tenho a mesma opinião sobre a questão do asfalto e as mochilas e sobre a fila da merenda. Mas lembro também que estavam construindo uma nova cantina quando chegamos este ano. Gostaria de visar que também creio que deveriam reformar os banheiros dos estudantes, pois (pelo menos o feminino), antes de suspenderem as aulas era impossível de usar o local de tão pichado e desagradável em outros aspectos quanto estava. Sobre a questão das chuvas também concordo pois poderíamos levar um anotação pelo uniforme estar sujo, pois é quase impossível não nos sujarmos quando passarmos por lá após uma chuva. Repito que gostei bastante de seu texto e espero que possamos ser amigas quando as aulas puderem ser retomadas (também sou do 6° Ano).
    Gênero: Carta de Solicitação
    Aluna CME Amanda Isis Farias Miranda_ Nome de Guerra ISIS_ 6° Ano C

  8. Título: Carta de solicitação.
    Uma carta muito bem escrita. Sobre o meu ponto de vista pessoal, algumas das solicitações pedidas pela aluna, não seriam possíveis tendo em vista fatos como colégio públicos, falta recursos, falta de profissionais de limpeza, os problemas de saúde enfrentados por alunos e seus familiares e o espaço compartilhado com a Polícia Militar.
    Aluno:João Gabriel Ribeiro Oliveira turma:7ano D.

  9. samarhaalmeida disse:

    Título: Carta de solicitação

    Achei a carta muito bem elaborada e também achei que abordou situações muito importantes e que realmente precisam ser melhoradas, acho que algumas ideias das comentadas podem ser realizadas, porém outras não por se tratar de um colégio com pouco auxílio financeiro, mas ao mesmo tempo acho que nós alunos também poderíamos ajudar a melhorar o nosso colégio cuidando do que já está bom e também dando sempre ideias como essas, pois em algum momento elas podem ser muito bem aproveitadas.

    Gênero: Carta

    Aluna: Samarha Almeida da Costa
    Turma: 7 Ano D

  10. João Vitor da Silva ALMEIDA - 7º C disse:

    Uma carta muito bem elaborada, com observações que até concordo como a limpeza e higienização das salas e fazer um trajeto mais apropriado (entrada e saída).

    mas, porém, na questão da higienização, utilizaríamos muito recurso da escola, pois, imagina, na entrada muitos alunos se higienizando e no final da aula, TODAS AS TURMAS limpando todas as cadeiras e após isso, na saída, utilizaria mais um pouco para a higienização para evitar a contaminação de outro vírus. Na minha opinião, seria necessário somente uma vacinação anual para todos os alunos contra uma novo vírus, e ao entrar e sair da escola, lavar as mãos no banheiro, pois é obrigação do colégio, possuir, água e sabão nos banheiros, sendo um erro constante.

    À questão da reforma para a construção para um novo trajeto para a movimentação dos alunos (principalmente os que usam bolsa com rodinhas) eu também concordo, porém, não achei legal a ideia de utilizar a piscina para natação para receber recursos.

    Primeiramente, a piscina não é da polícia, mas sim dos bombeiros. Sendo assim, considero a impossibilidade de ser propriedade da escola.

    Na minha opinião, a escola deveria fazer isso com os recursos não utilizados nessa pandemia, como, o dinheiro para a refeição do recreio, reforma de alguns lugares, e entre outros. E usar esse dinheiro para a reforma durante a pandemia, pois, se fizer isso na escola durante aulas presenciais, atrapalharia com os barulhos, ou se fizesse nos finais de semana, demoraria muito, pois atrapalharia MUITO a circulação dos alunos lá. Mas, não posso falar nada diante o colégio pois não sei como está sendo comandada essa questão dos recursos. E a última questão para falar, já foi comentada pelo colega Fernando L.P do 9º ano.
    Lembrando, essa é minha opinião diante da carta de solicitação, e gosto da forma da aluna com a preocupação com a escola, e também tenta ajudar com conselhos! Diante de tudo, gostei 🙂

    Título:Carta de solicitação
    Gênero: Carta, não literário.
    Aluno: João Vitor da Silva Almeida
    Série: 7º Turma: C

  11. Ana Clara 7°C disse:

    Título: Carta de solicitação

    Eu achei a proposta do trajeto apropriado boa, pois realmente isso acontece muito. Às vezes, pode até chegar a acontecer de uma mochila ficar desgastada rapidamente e necessitar obter outra, que não deveria acontecer tanto, já que as mochilas deveriam durar mais. Eu gostei de como o texto foi escrito, na minha opinião.

    Gênero textual: Carta

    Aluno(a): Ana Clara Santos Almeida
    Turma: 7°ano C

  12. Emily KATRINY Vasconcelos Gouvea disse:

    Título: Carta de Solicitação.
    Comento que, foi uma carta em seu todo bem produzida tanto em sua pontuação bem como o fato de ser clara e direta com sua mensagem, sem rodeios ou enrolação. Entretanto, sendo imersiva quanto ao pedido feito pela aluna eu temo dizer que boa parte desses pedidos não serão capazes de serem realizados pois a realidade do nosso colégio tanto por estrutura quanto por corpo docente e dicente é bem diferente do que a novata pode perceber em seus dois meses de aula presencial no colégio.

    Gênero textual: Carta.

    Emily KATRINY Vasconcelos Gouvêa, 9C.

  13. cleidsonjunior disse:

    Título: Carta de solicitação
    Comentário: Eu achei muito bem desenvolvido com ótimas ideias, mas eu sou contra a divisão de recreio por anos, por que eu tenho uma amiga do sexto ano, de resto eu quero muito que aconteça, pois pode melhorar muito nossa escola, eu fiquei muito impressionado com o fato de ser do sexto ano e saber fazer um texto tão bem elaborado, eu não consigo fazer texto desses, eu não sou muito acostumado à fazer redação.
    Gênero textual: Carta
    Aluno CME: Cleidson Júnior Pereira Braga
    Série: 9º B

  14. Rannyer Victor Silva Aguiar disse:

    Titulo: Carta de solicitação
    O texto é bem escrito e de fácil compreensão, e as solicitações da aluna são bem interessantes, como por exemplo, o problema das mochilas no caminho para entrada/saída. Entretanto, outras solicitações podem ser inviáveis, considerando a situação do colégio e a situação que vivemos agora.
    Gênero: Carta
    Rannyer Victor Silva Aguiar 9ºD

  15. Thaciana Mendes Furlan 8A disse:

    1-Carta de solicitação
    2-Gostei muito da interpretação de quem escreveu e de como colocou essas lembranças do entrevistado em um texto muito bem elaborado, sua história de vida que ele aproveitou muito bem e como foi para fazer uma prova que iria decidir o resto de sua vida e felizmente passou e foi um dos mais novos sargentos, assim conquistando uma vitória.
    3-Carta
    4-Thaciana Mendes Furlan

  16. João Pedro Freire disse:

    Título: Carta de solicitação
    O texto é bem desenvolvido e os pedidos da aluna também são bem interessantes.
    Gênero: Carta
    João Pedro Freire da Paz 9° D

  17. Hugo Gabriel Sampaio Pereira disse:

    Título: Carta da solicitação
    Achei bem legal a questão do recreio sair primeiro 6 é 7 ano, depois 9 e 8
    Gênero: Carta
    Hugo Gabriel Sampaio Pereira 9A

  18. joel alipio disse:

    Título: carta de solicitação
    gênero: carta
    Aluno: ALÍPIO
    Gostei muito da interpretação de quem escreveu e de como colocou essas lembranças do entrevistado em um texto muito bem elaborado, o texto é bem escrito e de fácil compreensão, por isso concordo com o que foi apresentado pela aluna e apoio seu pensamento.

  19. Matheus Sales 6A disse:

    Matheus Sales 6 ano A
    Titulo: Carta de solicitação
    O texto tem várias propostas interessantes sobre como melhorar nossa escola.
    Uma bem interessante é dividir o recreio em dois.
    Já a questão de fazer um caminho da entrada do colégio até a quadra e da quadra até as salas, acho que eles, no momento poderiam investir em outras coisas como nas janelas e nos quadros das salas de aula, para melhorar a experiência dos alunos com as aulas.

  20. Gustavo Ferreira Dantas Feitosa disse:

    Titulo: Carta de solicitação
    O texto foi muito bem elaborado e pensado, em minha opinião ele possui propostas interessantes porém também possui uma proposta questionável, que é o caso da volta as aulas, não creio que seja interessante as aulas retornarem tão cedo, pelo fato de que ainda não temos controle sobre a propagação do vírus, e também creio que o colégio não poderia investir muito na questão higiênica do colégio, pois além da necessidade de recurso para contratar uma equipe de limpeza creio que existiriam alunos que não colaborariam com a higiene necessária para o combate do vírus.
    Gênero: Carta
    Aluno: Gustavo Feitosa (9A)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s