Texto

Um policial galã de pantalona

É uma dádiva relembrar as melhores passagens da minha vida! Meus pensamentos vão longe ao lembrar da vida tranquila que vivi com minha família nesta antiga Boa Vista…Desde cedo fui trabalhador, aos 12 anos tive meu primeiro emprego, trabalhava durante a semana naquele comércio simples, mas que tinha muito movimento, a folga era apenas aos domingos, dias de pura diversão e alegria! Cresci em uma época tranquila, diferente de hoje, sem tanta violência, um tempo que nada mais importava além da diversão e estudos, mesmo trabalhando, sempre fui dedicado, estudei em diversas escolas de Boa Vista, recordo de duas, Lobo D´Almada e Osvaldo Cruz.

Despertava-me com a voz alta e doce de minha mãe acordando meus irmãos que estudavam de manhã; meu dia começava com o trabalho e a tarde a escola. Lembro-me dos dias de aula particular, meu pai, mesmo diante das dificuldades, chamava um professor para ensinar as matérias aos domingos, aquele barulho da palmatória batendo na mão dos meus irmãos que não conseguiam acertar a tabuada, despertava medo e me motivava estudar! Eu ouvia os gritos das crianças brincando lá fora, queria estar lá também, mas saía de dentro daquela sala apenas quem aprendia.

As casas eram simples e pequenas, morei em várias, uma mais simples que a outra, quando não tínhamos dinheiro para o Bombril, usávamos folhas de caimbé, árvore nativa de folhas ásperas, deixava as panelas brilhando como se fossem novinhas, saindo da loja! Os jipes eram os únicos carros da época e os jipeiros (motoristas) ficavam na praça aguardando passageiros. Hoje têm aplicativos para chamar táxis e Uber, antigamente, íamos a pé ou de bicicleta combinar com os jipeiros para buscar os passageiros.

Aos domingos, costumávamos nos reunir e se divertir. Na infância, brinquei com peteca, pular macaca (atual amarelinha), essa as meninas adoravam! Ficavam jogando aquelas pedrinhas e pulando como se não houvesse amanhã. Cresci e tornei-me um rapaz, as brincadeiras eram outras, passei a sair com os amigos para namorar e dançar usando nossas charmosas pantalonas, o auge da época, aquelas calças coladas e abertas da canela para baixo, me sentia um galã! Rsrs. Mesmo com poucos lugares divertidos, sabíamos aproveitar! Naquele tempo, tinha a “Festa do Mingau”, encontrávamos todos em um mesmo local e íamos juntos à festa, conhecíamos lindas meninas, pena que a festa acabava cedo por conta dos geradores de energia que eram desligados as 22:00h.

Aos 18 anos, em 1972, fiz a prova para sargento, estava nervoso e minhas mãos tremiam, dos 300 concorrentes, apenas 36 passaram, mesmo com todo nervosismo, conquistei e fui o mais novo sargento entre todos os meus colegas. Além da polícia, o exército fez parte de minha vida também, quando me alistei era uma das melhores opções da época, a polícia foi uma das melhores escolhas que fiz! Antes não existia o Corpo de Bombeiros aqui, quem atendia todas as ocorrências éramos nós. O tempo passou tão rápido, a cidade foi crescendo e ganhou um Corpo de Bombeiros. Antigamente, no desfile de 7 de setembro, desfilávamos com nossos fuscas que eram as viaturas na minha época.

Houve um tempo em que o garimpo fez sucesso aqui na cidade, as pessoas viajavam em situações horrendas atrás de emprego nos garimpos, nas longas e cansativas viagens que eles faziam, acabavam pegando doenças por falta de higiene e alimentação durante o percurso, e acabavam morrendo… Lá se vinha o “piripipi piripipi” que era o barulho que o telegrama fazia quando chegava para nos comunicar a morte dos pobres garimpeiros, e lá íamos fazer a retirada do corpo.

Do meu tempo para cá, a parte cultural e alguns prédios mudaram…Temos shoppings e muitos imigrantes venezuelanos fugindo da fome, causando uma explosão demográfica muito grande na nossa capital. Confesso que naquela época eu nem sonhava com a cidade assim. Até a diversão não precisa mais acabar às 22 horas! Vivi cada fase aproveitando as oportunidades e criando a minha própria história nesses 72 anos que meu corpo carrega.

Texto de memórias literárias da aluna Manuela Katarina, 7º ano c, com base na entrevista realizada com o senhor Sebastião Carlos Cortez.

Sobre elianedmelo2

Professora de Língua Portuguesa com mestrado em Ciências da Educação. Nascida em 7 de julho, em Campos dos Goytacazes,Rio de Janeiro. Atualmente, morando em Roraima.Diretora do CEFORR ( Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação) em 2015, 2016,2017, Consultora técnica da UNIVIRR ( Universidade Virtual de Roraima) em 2017 e 2018. Atualmente, professora de língua portuguesa no Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

106 respostas para Texto

  1. Achei o texto muito interessante, pois nos conta um pouco sobre um dos métodos de ensino do passado e também nos fala um pouco sobre o progresso ocorrido na nossa Capital Boa Vista.

  2. Daniel Medeiros de Souza disse:

    Esse texto é um tanto diferenciado da vida das crianças de hoje em dia, Como por exemplo, ele fala que começou a trabalhar com 12 anos, e isso não acontece hoje em dia. Mas eu gostei muito desse texto!!

    • Jamilly Caroline Favacho Rodrigues disse:

      Título:
      Gênero: texto literário
      Gostei muito desse em particular, a forma como foi escrito também, apesar de passar um ar antigo(” antiga boa vista…, 1972) ele não foge tanto da realidade, o fato que instigou foi que a personagem tem a sua história contada de jeito batalhador
      Jamilly,9 ano b

  3. Título: Um policial galã de pantalona
    gêneros: Crônica
    Aluno: Tales Apolinário 9° ano A

  4. Ana Flávia De Sousa Schreiner disse:

    O texto “Um Policial Galã de Pantalona” é do gênero “texto de memórias”.

    – Ana Flávia de Sousa Schreiner, 6º ano A.

  5. Antonella Monteiro 8A disse:

    Antonella Monteiro – 8 ano A

    Título do texto: “Um policial galã de pantalona”. Pertence ao gênero crônicas, texto literário sobre memórias. Texto muito interessante, pois realmente conta como a vida era ao olhos de uma pessoa que viveu aquela época, na qual é muito diferente de como é atualmente.

  6. thayllafranco33gmailcom disse:

    O texto do título- um policial Galã de Pontalina

    Gênero-texto de memória.

    Aluna:Thaylla Sousa Franco,6 ano D

  7. Elissa Ferreira Santos disse:

    Aluno(A): Elissa 8A
    Gênero: Memórias, texto literário.
    Título: Um policial galã de pantalona.

    • Elissa Ferreira Santos disse:

      *Comentário: O texto acima conta a história e as melhores passagens da vida de um senhor policial. No texto diz que desde de cedo ele foi trabalhador, honesto e sempre foi dedicado nos estudos. Isso e mais um pouco se passa em uma época tranquila e sem tanta violência. Por fim ele fala sobre desenvolvimento da nossa cidade Boa Vista.

  8. rodrigues 7 D disse:

    Titulo:um policial galã
    Gênero :memorias,texto literário
    o texto é realmente incrível saber como foi cada fase da vida do senhor e a evolução de boa vista saber que não era tão violento como é hoje saber que já podia trabalhar com 12 anos,que só tinha jipe na epoca e muitas coisas fascinantes.

    Aluno: Ian Carlos Veras Rodrigues

  9. BRUNA FERREIRA LEMOS disse:

    À sr. Rosimeri Bilfesd

    os bebedouros da escola

    Eu, Bruna Ferreira Lemos, venho, por meio da presente carta, solicitar por meio dessa carta
    dizeer que no 3ºpavilhão da escola tem um bebedouro onde muitos frequentam e ele está quebrado e eu peço que vocês possam arrumar porque muitas pessoas não gostam de usar os outros bebedouros por serem mais longe

    Aguardo o retorno e resposta acerca da solicitação.

    Boa Vista Dia 23/11/2020

    DE:BRUNA FERREIRA LEMOS 6ºD

  10. Lívia Silva disse:

    Aluno(a): Lívia Silva 6A.
    Título: Um policial galã de pantalona.
    Gênero: texto de memória.
    Nesse texto está escrito a história e as melhores passagens da vida de um policial.

  11. lizmarianeu disse:

    Aluna; Liz Maria 6D
    titulo; um policial gala de pantalona
    Gênero; memoria
    nesse texto conta as melhores partes ou memorias da vida de um policial.

  12. Isabela lima 6C disse:

    Aluna:Isabela Lima 6C
    Titulo: um policial galã de pantalona.
    Gênero:texto de memória
    O texto conta a história da passagem da vida de um policial

  13. Selmo Gabriel LÔBO Toebe disse:

    Textos: Um policial galã de pantalona
    Comentário: Um texto bem interessante q fala sobre a vida de um policial q mora em boa vista, a infância a juventude e fala tbm um pouco de como era antigamente
    Gênero: memórias
    Aluno: Selmo Gabriel LÔBO Toebe

  14. Érica soares dias disse:

    Aluno(A) Érica dias (8D)
    Titulo:um policial galã
    Gênero: texto de mémoria

  15. Lucas Melo-6 D disse:

    Aluno(a): Lucas Melo 6° D
    Título: Um policial galã de pantalona
    Gênero: Texto de Memórias Literárias
    O texto é muito interessante e incrível este texto conta um trecho da hitória de um senhor que já foi um policial há bastante tempo em Boa Vista, ele conta como era as brincadeiras de criança no passado de nossa cidade, também seus praseres na adolecência e na juventude quando usava suas calças pantalonas. Sua garnde conquista foi quando conseguiu passar para o concurso de sargento da polícia de Boa Vista.

  16. Lucas Melo-6 D disse:

    Aluno(a): Lucas Melo 6° D
    Título: Um policial galã de pantalona
    Gênero: Texto de memórias literárias
    Este texto é muito interessante e incrível, ele conta as melhores partes da vida de um senhor que já foi policial há muito tempo em Boa Vista, ele conta também (antes de ser policial) como era os estudos e brincadeiras antigamente em nosso estado, ele conta seus prazeres na adolecência e na juventude quando usava suas calças pantalonas, ele saía para festas com esta calça colada e no final com a boca alargada com estas calças ele se sentia um galã. Ele consegui passar num concurso para ser sargento da polícia, conta alguns acontecimentos e ocorencias de quando era um policial.

  17. Aluno(a): Lucas Melo 6° D
    Título: Um policial galã de pantalona
    Gênero: Texto de memórias literárias
    Este texto é muito interessante e incrível, ele conta as melhores partes da vida de um senhor que já foi policial há muito tempo em Boa Vista, ele conta também (antes de ser policial) como era os estudos e brincadeiras antigamente em nosso estado, ele conta seus prazeres na adolecência e na juventude quando usava suas calças pantalonas, ele saía para festas com esta calça colada e no final com a boca alargada com estas calças ele se sentia um galã. Ele consegui passar num concurso para ser sargento da polícia, conta alguns acontecimentos e ocorencias de quando era um policial.

  18. Laís Galvão disse:

    Título: Um policial galã de pantalona
    O texto é divertido e traz uma perspectiva de uma época a qual não vivi, as lembranças da história de um homem, sua infância e juventude, nos faz imaginar como tudo foi um dia e na evolução que o mundo passou, desde as coisas mais simples como chamar um táxi.
    Gênero textual: Memórias literárias
    Laís Clara Cunha Galvão Rosas 9° D

  19. Izayra Thalita disse:

    Título: Um policial galã de pantalona
    O texto é bastante interessante, ele trás muitas lembranças, memórias e cada fase que o senhor Sebastião já passou, conta como era antigamente, como as coisas eram simples e o quanto Boa Vista cresceu e evoluiu.
    Gênero textual: Memórias literárias
    Izayra 9º D

  20. Selmo Gabriel LÔBO Toebe disse:

    Texto: Um policial galã de pantalonas
    Comentário: o texto fala sobre a vida do polícial de Boa Vista, da infância e juventude dele, também fala um pouco de como era antigamente
    Gênero: memórias
    Aluno: Selmo Gabriel LÔBO Toebe 8° “A”

  21. Yasmin ohana 6 D disse:

    O texto é uma narração sobre um menino que começou a trabalhar muito cedo.

  22. Informações sobre o Texto:
    Título: Um policial galã de pantalona
    Gênero do Texto: Memórias Literárias
    Aluna: Ana Luiza Collyer Cunha – 6° ano B
    Esse maravilhoso texto conta sobre a vida do senhor Sebastião Carlos Cortez, morando em Boa Vista, desde a infância até sua vida adulta como policial. Fala de vários fatos marcantes, sobre o que brincavam quando eram mais novos, sobre seus estudos, e até mesmo como funcionava a policia antigamente aqui em Roraima. Eu sempre adorei textos de memórias que contam sobre esses tipos de história, sobre momentos da vida de alguém, e com esse não foi diferente!

  23. anajujugomes disse:

    A história que eu escolhi hoje para fazer um comentário foi : “o galã de pantalona “,que foi realizada com base em uma palestra , onde a aluna Manuela katarina Gomes conta o passado de Sebastião Carlos Cortez (nosso avô),ela é realmente maravilhosa e eu nunca tinha lido uma história tão Boa assim !.

  24. Felipe de Almeida Vieira disse:

    Felipe de Almeida Vieira -7A

    Titulo: Um policial galã de pantalona
    Comentário: Eu achei bem interessante esse texto pois mostra a evolução de boa vista por exemplo antigamente as crianças trabalhavam.
    Gênero: Crônicas

    Aluno: Felipe de Almeida Vieira

  25. lizmarianeu disse:

    título do texto; Um policial galã de pantalona
    Comente; Esse texto fala sobre os melhores momentos ou memorias de um policial chamado Sebastiao Carlos Cortez
    Gênero textual; memorias literárias
    LIZ MARIA 6D

  26. Angello Guilherme do 6º ano A disse:

    Título: Um policial galã de pantalona
    Gênero: Memórias literárias
    Aluno: Angello Guilherme Braga Mota – 6º ano A
    Eu achei bastante interessante esse texto, pois ele fala da sua época, sobre o que ele e as crianças brincavam, falou sobre como era nas ruas, disse sobre seus estudos, sua família. E eu também achei bastante interessante ele diferenciando o tempo dele com o nosso tempo. Eu gosto bastante desse tipo de texto, pois a pessoa fala sobre sua vida, por tudo que ela já passou para chegar até onde ela está agora.
    Data: 27/11/2020

  27. Maria Luiza Barbosa de Oliveira 9D disse:

    AL CME Luiza Oliveira 9°D
    Texto: Um policial galã de pantalona
    Gênero textual: texto de memórias literárias
    Ter lido esse texto foi muito gratificante, pois sempre tive curiosidade de saber como era Boa vista antigamente e percebi que houve muitas mudanças, no lazer, na forma de chamar um transporte , na polícia e até descobri que antigamente amarelinha era conhecida como pular macaca. Por conta da história de vida do senhor Sebastião Carlos Cortez consegui sanar essa curiosidade e conhecer um pouco da sua história.

  28. Laura Camila Arujo de Castilho e Souza disse:

    Informações sobre o Texto:
    Título: Um policial galã de pantalona
    Gênero do Texto: Memórias Literárias
    Aluna : Laura Castilho Araújo de Castilho e Souza 7 ano D
    Esse texto conta sobre a vida do senhor Sebastião Carlos Cortez, morando em Boa Vista, desde a infância até sua vida adulta como policial. fala que ele começou a trabalhar com 12 anos e que mesmo ele tendo que trabalhar ele ainda estudava e ainda brincava aos domingos , que era uma época tranquila diferente da de hoje

  29. Gabriel Silva 7 B disse:

    Título: Um policial galã de pantalona
    gênero: Memórias literárias
    Aluno: Gabriel Silva 7º ano B
    data: 26 de novembro de 2020
    O texto é muito interessante, pois conta a história desde de pequeno de um policial que teve uma ótima infância aqui em Boa Vista, que desde cedo batalhava para conseguir onde esta hoje, estudava, brincava, se divertia e trabalhava também! o que deixa o texto interessante é que é diferenciado de hoje em dia, pois ele trabalhava desde cedo para ajudar sua família, estudava para se tornar melhor, e assim ele conseguiu.

    Gabriel Silva 7º b

  30. Ana Beatriz Reis Ordone disse:

    Título: Um policial galã de pantalona
    Aluna: Beatriz Ordone
    Gênero: Memórias literárias
    Eu achei muito interessante, pois em um certo momento começa a prender nossa atenção e é como pudéssemos imaginar estas lembranças na nossa linda cidade! E hoje, nós que somos adolescentes totalmente ligados na internet, podemos pensar em como era antigamente, brincadeiras na rua e etc

  31. Amanda Ponciano de Araújo disse:

    Informações sobre o texto:
    Título: Um policial galã de pantalona
    Gênero do Texto: Memórias Literárias
    Aluna: Amanda PONCIANO de Araújo 7° ano D
    Este texto conta a história de como foi a infância e adolescência do senhor Sebastião Carlos Cortez, na qual morou e aparentemente ainda mora em Boa Vista. A sua infância foi bem simples e humilde, começou a trabalhar aos 12 anos e mesmo assim, ainda estudava e brincava sempre que podia, aos 18, fez a prova para ser sargento e passou entre 36 colocados. Ele conta que mudou muito de uns tempos pra cá a cidade, e que agora estava maior, porém, o que deu para entender, mais perigosa.

  32. Gabriel Henrique Bezerra Brandão disse:

    Título: Um policial galã de pantalona
    Gênero: Memórias literárias
    Aluno: Gabriel Henrique Bezerra Brandão – 8º ano B

    O texto narra as lembranças de história de vida do senhor Sebastião Carlos Cortez. Ele diz que desde os 12 anos sempre trabalhou e estudou bastante, e que o domingo era seu dia de “folga”, mas seria folga de seu trabalho, pois seu pai pagava, mesmo com péssimas condições, um professor particular para lhe dar aula aos domingos.Lembra das brincadeiras com seus amigos, como o pular macaca. Fala sobre as condições precárias que a cidade possuía naquela época. Lembra também da época do garimpo e das más condições de trabalho. Aos 18 anos fez prova pra sargento da PM e dos 300 concorrentes, 36 passaram e dentre eles o senhor Sebastião. E no final comenta sobre as drásticas mudanças sócio-culturais que a cidade teve ao longo dos anos.

  33. Felipe Alexandre Souza da Silva disse:

    “Um policial galã de pantalona” o texto conta relatos com inspiração na vida de um cidadão de Boa Vista, conta que na época a cidade era calma em relação aos dias de hoje e como não tinha recursos tanto culturais como de segurança pública. Gênero Textual: Narrativo. Felipe Alexandre Souza da Silva, 9°D.

  34. Antonio Hugo Guedes MOTA disse:

    Informações do texto:

    Título: Um policial galã de pantalona.
    Gênero do texto: Memórias literárias.
    Esse texto conta sobre a vida do senhor Sebastião Carlos Cortez, que mora em Boa Vista desde a infância até sua vida adulta, de policial. O texto fala que ele começou a trabalhar com 12 anos, e mesmo tendo que trabalhar, ainda estudava e brincava aos domingos, e só brincava aos domingos porque naquela época era muito calmo, diferente de hoje em dia.

    Aluno: Antonio Hugo Guedes MOTA.
    Turma: 8° ano C.

  35. “Um policial galã de pantalona”
    O texto trata de memórias de um cidadão humilde da antiga Boa Vista, que relata sua infância e vida como policial.
    Gênero Textual: Memórias Literárias
    Felipe Alexandre Souza da Silva
    9°Ano D

  36. Jose candido magalhes da luz disse:

    Informações sobre o texto:

    Título: Um policial galã de pantalona.
    Gênero do texto: Memórias literárias.
    Aluno: José Cândido Magalhães da Luz 8° ano C

    Esse texto conta sobre a vida do senhor Sebastião Carlos Cortez, que mora em Boa Vista desde a infância até sua vida adulta, de policial. O texto fala que ele começou a trabalhar com 12 anos, e mesmo tendo que trabalhar, ainda estudava e brincava aos domingos, e só brincava aos domingos porque naquela época era muito calmo, diferente de hoje em dia.

  37. Gabriella Chagas disse:

    Aluna CME Gabriella Chagas Da Silva
    9 ANO D
    Titulo: Um Policial Galã
    Gênero: Texto literário
    Comentario:
    O texto nos dá uma grande visão sobre como era boa vista antigamente e a evolução da vida do homem e até mesmo da cidade, descobrindo até a forma boa e ruim que a mesma chegou a crescer.

    • ZILMA CORREIA DE OLIVEIRA NETA disse:

      Aluna: ZILMA CORREIA DE OLIVEIRA NETA 6D
      Título:UM POLÍCIA GALÃ DE PANTALONA
      GÊNERO: MEMÓRIA LITERÁRIAS
      COMETÁRIO:
      Eu achei bem interessante esse texto, por que fala como era boa vista antigamente
      E também fala sobre a evolução do homem naquele tempo para o dia de
      hoje.
      Fala de um menino que ele começou a trabalhar com 12 anos, ele
      estudava e brincava aos domingo que era afoga dele. E também ele cresceu em uma época tranquila, não como o dia de hoje que tem violência e várias outras coisas. E as casas eram bem simples A onde ele morava, e também aos 18 anos ele fez a prova de sargento em 1972 e passou.

  38. Costa 8C disse:

    Informações sobre o texto:

    Titulo:Um policial galã de pantalona

    O texto aborda a história de vida do senhor Sebastião Carlos, pelo texto consiguimos ver a mudança de nossa cidade como evolui desde suas estruturas como suas tradições ,também é possível ver a mudança na educação como ele disse naquele tempo eram usadas palmatórias como um método de educação mas isso não é mais usado hoje em dia ,é possível notar a mudança do perfil da segurança que como foi abordado por ele hoje em dia ficou menos tranquilo do que antigamente.
    O gênero textual é memórias literárias.

    Nome: João Victor Pereira da costa
    Turma:8C

  39. Clara Michel 8C disse:

    Título: Um Galã de Pontalina

    Gênero: Memórias Literárias

    Aluna: Clara Michel

    O texto nos dá uma compreensão profunda da beleza do passado e da evolução da vida humana e urbana.

  40. João Vitor disse:

    O texto “um policial galã de pantalona” é um texto do gênero memórias literárias e trata sobre a vida do senhor Sebastião Carlos Cortez, tratando sobre sua educação da época, como era a cidade, como funcionava o policiamento da cidade e, É claro, o estilo da época, ele conta sobre uma situação que ocorria com os garimpeiros que tentavam a sorte nas minas e cita comparações do nosso tempo ao tempo dele. Esse texto me fez refletir e pensar que é sempre importante conhecer a história da sua cidade, do seu estado e do seu país, porque ele pode mostrar como tudo aconteceu até que chegássemos a esse ponto que chamamos de presente, descobrir de onde que os problemas atuais começaram e não cometer os mesmos erros.
    João Vitor Grisoto Kussaba 8° ano A

  41. Carlos Eduardo Nascimento de Castro RUFINO disse:

    Aluna CME Carlos Eduardo Nascimento de Castro RUFINO
    8 ANO C
    Titulo: Um Policial Galã
    Gênero: Texto literário (Memórias)
    Comentario:
    O texto é muito interessante pois retrata como foi a infância do entrevistado, e relata com nostalgia a sua vida na Boa Vista de anos passados. Interessante saber como funcionavam os transportes, os locais de festa e a vida social das pessoas que viveram à época dele.

  42. João Victor Ribeiro da Silva Gomes disse:

    Titulo: Um policial galã de pantalona
    Comentário: O texto é contado sob a perspectiva do nosso narrador, devaneando sobre diversos momentos de sua vida e traçando uma ponte com a nossa realidade atual e nos fazendo refletir sobre o que mudou para melhor e o que poderia ter continuado do jeito que estava.
    Gênero: Memórias Literárias
    Aluno: João Victor Ribeiro da Silva Gomes, 9 ano B

  43. Ana Loula disse:

    Aluna: Ana Loula
    9° D
    “Um policial galã”
    Gênero literário

  44. Elric Naxe Batista disse:

    Titulo do texto: Um policial galã de pantalona
    O texto fala sobre as memorias do senhor Sebastiao Carlos Cortez, sobre como foi sua trajetória na antiga Boa Vista, como por exemplo, onde estudou, como era a antiga Boa Vista e acontecimentos.
    Gênero do Texto: Memórias Literárias
    Elric Naxe Batista, 8o Ano B

  45. Maria Clara Albuquerque Da Fonseca disse:

    Título: Um policial galã de pantalona
    Gênero: Texto literário
    Aluna : Maria Clara Albuquerque da Fonseca
    Turma: 9° ano C
    O texto fala sobre a vida do Sebastião Carlos Cortez, em Boa Vista, da sua infância até sua vida adulta sendo policial. O mesmo começou a trabalhar com apenas 12 anos e ainda assim, precisava estudava.

  46. Evellyn Coelho disse:

    Título: Um policial galã de pantalona
    Gênero: Memórias Literárias
    Aluna: Evellyn Caroline Souza Coelho 8 ano C
    É um texto que nos remete à uma Boa Vista antiga, muito diferente da que conhecemos hoje. É interessante a forma como podemos notar as mudanças e a evolução que a cidade teve, além de conhecermos parte do passado e das memórias marcantes do senhor Sebastião.

  47. LUCIANO 8B disse:

    Título: Um policial galã de pantalona

    Este texto conta sobre a vida de Sebastião Carlos Cortez, que morou em Boa Vista, desde sua infância até sua vida adulta. Fala de diversos fatos marcantes, sobre como e de que brincavam quando eram mais novos, seus estudos, e até como funcionava a polícia aqui em Roraima antigamente. Um texto muito interessante, nos da uma sensação de nostalgia mesmo sem ter vivido naquela época,mas por saber como ela foi um dia.

    Gênero: Memórias Literárias
    Aluno: Luciano Sampaio de Moraes Junior 8 B

  48. Gustavo de Sousa Farias 8 C disse:

    Título: Um galã de pantalona
    O texto é bem chamativo, pelo fato de abordar certos detalhes da antiga Boa Vista-RR, coisas não muito comentadas pelos atuais habitantes da capital de Roraima, até porque, pelo visto, só quem viveu de verdade, sabe!
    Gênero textual: Memórias Literárias
    Gustavo de Sousa Farias – 8°C

  49. Título: Um policial galã de pantalona
    Gênero: Memória Literária
    Aluno: Felipe Domingos Cruz da Silva 8° B

    O texto se refere a uma Boa Vista que não conhecemos hoje, o que impressiona é como podemos ver os detalhes da evolução e mudanças na nossa cidade. E como seu Sebastião citou os seus melhores momentos de sua vida foi passado em nossa cidade. Onde mesmo não possuía um shopping, prédios e muito menos uma tecnologia aprimorada, Apenas o amor no coração e na vida.

  50. auchoacosta disse:

    Titulo: Um policial galã de pantalona
    Gênero: Memórias literárias
    Aluna: Anna Victória Uchôa Costa 8 ano C
    É um texto muito interessante , pois ele traz lembranças do senhor Sebastião e nos mostra como era a Boa Vista do passado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s