Texto

Um policial galã de pantalona

É uma dádiva relembrar as melhores passagens da minha vida! Meus pensamentos vão longe ao lembrar da vida tranquila que vivi com minha família nesta antiga Boa Vista…Desde cedo fui trabalhador, aos 12 anos tive meu primeiro emprego, trabalhava durante a semana naquele comércio simples, mas que tinha muito movimento, a folga era apenas aos domingos, dias de pura diversão e alegria! Cresci em uma época tranquila, diferente de hoje, sem tanta violência, um tempo que nada mais importava além da diversão e estudos, mesmo trabalhando, sempre fui dedicado, estudei em diversas escolas de Boa Vista, recordo de duas, Lobo D´Almada e Osvaldo Cruz.

Despertava-me com a voz alta e doce de minha mãe acordando meus irmãos que estudavam de manhã; meu dia começava com o trabalho e a tarde a escola. Lembro-me dos dias de aula particular, meu pai, mesmo diante das dificuldades, chamava um professor para ensinar as matérias aos domingos, aquele barulho da palmatória batendo na mão dos meus irmãos que não conseguiam acertar a tabuada, despertava medo e me motivava estudar! Eu ouvia os gritos das crianças brincando lá fora, queria estar lá também, mas saía de dentro daquela sala apenas quem aprendia.

As casas eram simples e pequenas, morei em várias, uma mais simples que a outra, quando não tínhamos dinheiro para o Bombril, usávamos folhas de caimbé, árvore nativa de folhas ásperas, deixava as panelas brilhando como se fossem novinhas, saindo da loja! Os jipes eram os únicos carros da época e os jipeiros (motoristas) ficavam na praça aguardando passageiros. Hoje têm aplicativos para chamar táxis e Uber, antigamente, íamos a pé ou de bicicleta combinar com os jipeiros para buscar os passageiros.

Aos domingos, costumávamos nos reunir e se divertir. Na infância, brinquei com peteca, pular macaca (atual amarelinha), essa as meninas adoravam! Ficavam jogando aquelas pedrinhas e pulando como se não houvesse amanhã. Cresci e tornei-me um rapaz, as brincadeiras eram outras, passei a sair com os amigos para namorar e dançar usando nossas charmosas pantalonas, o auge da época, aquelas calças coladas e abertas da canela para baixo, me sentia um galã! Rsrs. Mesmo com poucos lugares divertidos, sabíamos aproveitar! Naquele tempo, tinha a “Festa do Mingau”, encontrávamos todos em um mesmo local e íamos juntos à festa, conhecíamos lindas meninas, pena que a festa acabava cedo por conta dos geradores de energia que eram desligados as 22:00h.

Aos 18 anos, em 1972, fiz a prova para sargento, estava nervoso e minhas mãos tremiam, dos 300 concorrentes, apenas 36 passaram, mesmo com todo nervosismo, conquistei e fui o mais novo sargento entre todos os meus colegas. Além da polícia, o exército fez parte de minha vida também, quando me alistei era uma das melhores opções da época, a polícia foi uma das melhores escolhas que fiz! Antes não existia o Corpo de Bombeiros aqui, quem atendia todas as ocorrências éramos nós. O tempo passou tão rápido, a cidade foi crescendo e ganhou um Corpo de Bombeiros. Antigamente, no desfile de 7 de setembro, desfilávamos com nossos fuscas que eram as viaturas na minha época.

Houve um tempo em que o garimpo fez sucesso aqui na cidade, as pessoas viajavam em situações horrendas atrás de emprego nos garimpos, nas longas e cansativas viagens que eles faziam, acabavam pegando doenças por falta de higiene e alimentação durante o percurso, e acabavam morrendo… Lá se vinha o “piripipi piripipi” que era o barulho que o telegrama fazia quando chegava para nos comunicar a morte dos pobres garimpeiros, e lá íamos fazer a retirada do corpo.

Do meu tempo para cá, a parte cultural e alguns prédios mudaram…Temos shoppings e muitos imigrantes venezuelanos fugindo da fome, causando uma explosão demográfica muito grande na nossa capital. Confesso que naquela época eu nem sonhava com a cidade assim. Até a diversão não precisa mais acabar às 22 horas! Vivi cada fase aproveitando as oportunidades e criando a minha própria história nesses 72 anos que meu corpo carrega.

Texto de memórias literárias da aluna Manuela Katarina, 7º ano c, com base na entrevista realizada com o senhor Sebastião Carlos Cortez.

Sobre elianedmelo2

Professora de Língua Portuguesa com mestrado em Ciências da Educação. Nascida em 7 de julho, em Campos dos Goytacazes,Rio de Janeiro. Atualmente, morando em Roraima.Diretora do CEFORR ( Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação) em 2015, 2016,2017, Consultora técnica da UNIVIRR ( Universidade Virtual de Roraima) em 2017 e 2018. Atualmente, professora de língua portuguesa no Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

106 respostas para Texto

  1. Jorge Cruz disse:

    Título: Um Policial Galã de Pantalona
    Gênero: Memórias Literárias
    Comentário: Esse texto mostra o relato de um senhor que viveu antigamente, e viu as mudanças acontecerem nesta cidade, em seu relato, ele conta sobre sua infância, seus sonhos, suas vivências. Sobre o seu relato, podemos perceber que Boa Vista mudou muito, como o senhor mesmo disse: “…Nem Sonhava com a cidade assim”. Esse comentário nos mostra que com o tempo as coisas mudam, o que antes era uma cidade pacata, que as 10 da noite já estava adormecida, hoje em dia está acordada o tempo inteiro, isso só confirma mais uma vez que o maior modificador que existe é o Tempo.

    Jorge Cruz 8° Ano D

  2. Ryan Costa 7 C disse:

    ALUNO: RYAN COSTA 7 C
    TITULO: Um policial galã de pantalona
    GENÊRO: Memórias Literárias
    Eu achei um testo bastante interessante que fala sobre alguns momentos de Boa Vista antigamente, mais minha mãe fala sobre isso toda hora entao não é nenhuma novidade, pelo oque lê mudou praticamente tudo e algumas mudanças eu gostei e outras não creio que o senhor sebastião foi muito feliz nessa época e também que tem lembranças otimas.

  3. Gabriel Carvalho disse:

    Aluno: Gabriel Carvalho 9D
    Gênero: Memórias, texto literário.

    Título: Um policial galã de pantalona.

  4. sofiaazevedoqueiroz disse:

    Aluno(a): Sofia Queiroz 8°c
    Título: Um policial galã de pantalona
    Gênero: Texto de memórias literárias
    Esse texto é interessante pois conta o passado do próprio autor e o da nossa cidade como vimos nele conta os melhores momentos da vida de um homem.

  5. Inforzato 7B disse:

    Nessa história conta-se que o senhor viu como o tempo passou e viu como a cidade ficou diferente, que ele trabalhava desde os 12 anos, se alistou e foi pra polícia e pro exército, história legal. Gênero: Memórias literárias.

  6. luana melo martins disse:

    TITULO:“Um Policial Galã de Pantalona”
    Gênero “texto de memórias”
    Acho muito legal textos de memorias pois as pessoas contam suas historias e e fascinante os detalhes
    Aluna: Luana Martins
    9 ano C

  7. João Victor 9A disse:

    Título: Um Policial Galã de Pantalona
    Gênero: Memória literária
    Aluno: João Victor Bezerra Conde
    Turma: 9° ano A
    O texto fala da infância e vida adulta de um homem, contando sobre seu cotidiano em mínimos detalhes.

  8. Laura Pinho de Matos Costa disse:

    Aluno(a): Laura Costa 9D.
    Título: Um Policial Galã de Pantalona.
    Gênero: Crônica.
    Este texto conta a história e as melhores passagens da vida de um policial.

  9. Julia Cristine disse:

    Título: Um Policial Galã de Pantalona
    Uma resumida historia de vida de um homem que teve uma infância divertida, trabalho e estudos acho muito legal historias assim pois descobrimos coisas sobre o passado e temos conhecimento sobre a historia de vida dele.
    Gênero: Memória literária
    Aluno: Julia Cristine basilio da silva
    Turma: 8 ano D

  10. Luísa Ferreira 7D disse:

    Título: Um Policial Galã de Pantalona.
    Comente: Eu gostei bastante da história e o jeito que ela se desenvolve. Você se apega ao senhor do qual a história se refere enquanto você pode perceber a mudança dos tempos citados para os atuais.
    Gênero textual: Memórias literárias
    Aluno(a): Ana Luísa Ferreira
    Ano: 7° Turma: D

    • Rebeca Saboya disse:

      O título é “carta de solicitação”, achei bem escrito, estruturado e bastante compreensível, eu concordo com o autor e acho que de encaixa com o gênero de solicitação
      Rebeca Saboya, 7A

  11. ANA JULIANE disse:

    AL CME ANA JULIANE DA SILVA ALENCAR
    Nome do texto: Um policial gãla de pantalona
    Genero: Memória Literária
    além de ser um texto muito gostoso de le conta com detalhes a tragetoria da vida desse policial.

  12. Nome da texto: Um Policial Galã De Platolona.
    Tipo de texto:Crônica
    Gostei bastante do texto pois retrata a epoca(digo de quando ele era uma criança)
    q começavam a trabalhar cedo.
    E também gostei da história da prova da polícia pois desencadeou todo o resto da história.
    Yasmin Reinaldo Venâncio 7°A

  13. João Pedro Freire disse:

    Aluno(a): João Pedro Freire da Paz
    Título: Um Policial Galã de Pantalona.
    Gênero: Crônica.
    E um texto muito interessante e conta algumas fases de Boa Vista antigamente.

  14. João Pedro Freire disse:

    Aluno(a): João Pedro Freire da Paz
    Título: Um Policial Galã de Pantalona.
    Gênero: Crônica.
    É um texto muito interessante e conta algumas fases de Boa Vista antigamente.

  15. NOME: Isabela Cristina Simões Mussato
    TURMA: 6°ano A
    TÍTULO DO TEXTO: Um Policial Galã de Pantalona
    GÊNERO: Memórias literárias
    COMENTÁRIO: Eu achei esse texto muito interessante, pois ele fala sobre a vida de um policial e como as coisas eram em Boa Vista antigamente, sobre as diversões da juventude, que todos começavam a trabalhar desde muito cedo, sobre uma época sem tanta violência e onde as únicas preocupações eram estudar e se divertir, sobre como as coisas eram mais simples. Quando meu pai conta como era a sua infância, eu acho simplesmente fantástico, porque apesar de não terem celulares, computadores e tablets, as coisas pareciam muito mais divertidas, pois podiam brincar na rua sem se preocupar, andar de bicicleta pelo mundo afora sem nenhum adulto, sair para brincar com os amigos, as coisas da fazenda, entre muitas outras coisas que as crianças de hoje em dia nem pensam em fazer. Por isso acho que devemos tentar viver de forma mais simples, porque a felicidade não está nas coisas que nós temos, e sim nas pessoas ao nosso redor.

  16. Ana maria almeida ZOLDAN disse:

    TITULO:“Um Policial Galã de Pantalona”
    Gênero “texto de memórias”
    Nossa eu acho que e o melhor texto que eu já li eu adorei as memorias desse policial e sempre que a minha mãe me conta como era antigamente eu sempre sinto vontade de voltar no tempo como to sentido agora

    ZOLDAN 6 b

  17. Gabriel Moura Martins disse:

    aluno(A): Gabriel Moura Martins
    Título: um policial galã de Pantalona.
    Gênero: memória literária.
    esse texto relata a historia de um senhor que mora em boa vista desde quando ele era criança, ele fala que a cidade mudou muito ao longo do tempo. enfim o texto em si está falando que como era boa vista antigamente.

  18. Sabrina dos santos Lima disse:

    Aluna: Sabrina Lima 8°B
    Titulo: um policial galã de pantalona.
    Gênero: texto de memória
    O texto conta a história da passagem da vida de um policial

  19. Isabela lima 6C disse:

    Aluna: isabela Lima 6C
    Título: um policial galã de pantalona
    Gênero:texto de memória
    O texto com tá a passagem da vida de um policial

  20. hanya jcome disse:

    nome: HAnya Jácome 7B
    Título: Um Policial Galã de Pantalona
    Gênero: Memórias Literárias
    Comentário: achei bem bonita a historia de um policial que teve a infancia bem dificultada, mas foi um tanto motivadora como ele disse.

  21. KAROLINY ABREU 7a disse:

    ALUNA:Karoliny Abreu 7a
    TITULO: Um policial galã de pantalona
    GENÊRO:memoria literaria
    o texto conta sobre a infancia de um senhor,fala tambem de como a nossa cidade evoluiu,como tudo mudou.

  22. EDUARDO NATTRODT melo 7C disse:

    Aluno: Eduardo Nattrodt Melo 7c
    Título: um policial galã de pantalona
    Gênero: texto de memória
    Comentário: Achei um texto interessante pois não sei muito sobre o passado de boa vista, só meu pai e meus avós que me conta um pouco sobre como que eles viviam antigamente uma coisa que achei super estranho e que eles não dormiam com um ventilador ou ar condicionado devia ser super quente, também deveria ser super legal andar de jipe meu pai tem um mas ele não funciona então não lembro de ter andado nele.

  23. Nasser 7B disse:

    Aluno: Nasser 7B
    Título: um policial galã de pantalona
    Gênero:memória literária.
    O texto fala da infância e vida adulta de um homem, contando sobre seu cotidiano.
    Esse texto mostra o relato de um senhor que viveu antigamente, e viu as mudanças acontecerem nesta cidade, em seu relato, ele conta sobre sua infância, seus sonhos, suas Experiências.

  24. Thiago Leal disse:

    No Texto:Um Policial Galã De Pantalona conta a história de uma criança e de um adulto,
    No seu dia a dia.
    Um senhor que viveu grande parte da sua vida, neste texto fala como era sua infância em Boa Vista até sua formação na policia militar de Roraima
    Achei interessante por contar um pouco sobre Boa Vista

  25. Anne Catarina Oliveira disse:

    Título: um policial galã de pantalona
    Gênero: Texto de memória
    Achei o texto muito interessante e um tanto quanto inspirador.

    Anne Catarina 7B

  26. Enzo Pasqualotto disse:

    Esse texto fala sobre as lembranças de um homem que no futuro se torna parte da polícia, antes disso ele conta como era a sua infância, qual era a sua rotina de trabalho e de estudo e o que ele fazia no domingo. Ele também fala de sua adolescência, o que eles faziam durante esse período da vida como sair para festa e se divertir. Ele conta que fez a prova para sargento e conseguiu passar, um tempo depois ele se alistou numa das melhores opções da época a polícia, sendo assim fazendo muitos tipos de trabalhos. Esse tipo de texto pode ser muito inspirador para pessoas que querem ser sargento ou da polícia. E é muito legal ver uma pessoa crescendo e sendo o que ela quer ser na vida.

  27. Zilma disse:

    TÍTULO:UM POLICIAL GALÃ DE PENTALOMA
    GÊNERO: TEXTO DE MEMÓRIA
    ACHEI O TEXTO BEM INTERESSANTE
    ESSE TEXTO FALA DE UMA HOMEMQUE
    QUANDO ELE TINHA SEU 12 ANOS ELE JA TRABALHAVA, E ESTUDAVA. COMO ERA A ROTINA DE TRABALHO, DE ESTUDO, E COMO ERA O SEU DOMINGO. E TAMBÉM CONTAVA DA ADOLESCÊNCIA DELE QUANDO ELE IA PRA FESTAS COM OS AMIGOS DELE. E ELE FEZ A PROVA PARA SARGENTO CONQUISTOU E PASSOU.E ESSA FOI A MELHOR OPÇÕES DE SE ALISTAR NA AQUELA ÉPOCA NA POLÍCIA.

    ALUNA: ZILMA NETA
    TURMA:6D

  28. Zilma disse:

    TÍTULO:UM POLICIAL GALÃ DE PENTALOMA
    GÊNERO: TEXTO DE MEMÓRIA
    ACHEI O TEXTO BEM INTERESSANTE
    ESSE TEXTO FALA DE UMA HOMEMQUE
    QUANDO ELE TINHA SEU 12 ANOS ELE JA TRABALHAVA, E ESTUDAVA. COMO ERA A ROTINA DE TRABALHO, DE ESTUDO, E COMO ERA O SEU DOMINGO. E TAMBÉM CONTAVA DA ADOLESCÊNCIA DELE QUANDO ELE IA PRA FESTAS COM OS AMIGOS DELE. E ELE FEZ A PROVA PARA SARGENTO CONQUISTOU E PASSOU.E ESSA FOI A MELHOR OPÇÕES DE SE ALISTAR NA AQUELA ÉPOCA NA POLÍCIA.

    ALUNA: ZILMA NETA
    TURMA:6D

  29. Mabbie disse:

    Aluno: MABBIE 7 ano C
    Título: um policial galã de pantalona
    Gênero: texto de memória

    Eu achei um texto incrível, tanto a escrita como a história, o texto mostra como desde os 12 anos o protagonista já trabalhava todos os dias tendo apenas o domingo de folga e nós hoje em dia vivemos reclamando sendo que a nossa única obrigação é estudar, eu achei bem divertido a parte onde fala que quando ele ficou mais velho ele saia pra namorar e para ir a festas, meu pai também me conta às histórias dele, também mostra que quando eles não tinham eles davam um jeito e achei interessante o fato dele ter conseguido passar na prova de sargento e ter se alistado no exército.

  30. Gabriel Silva 7 B disse:

    ALUNO: GABRIEL SILVA 7º B

    TÍTULO: Um policial galã de pantalona.

    GêNERO: TEXTO DE MEMÓRIA.

    COMENTÁRIO: O texto de memória é um ótimo texto, que aborda como tema um policial de 72 anos que mostra como foi sua juventude aqui em Boa Vista, achei o texto bom pois tinha vários aspectos que mostrava a felicidade, dificuldade e dedicação de uma pessoa, que assim se divertia, estudava e trabalhava sem reclamar, assim no final conseguiu o que sempre quis, tornou se sargento da policia na época. o texto mostra ótimas memórias dele.

  31. felipesanchesf3 disse:

    Um Policial Galã de Pantalona

    É uma história muito emocionante. Por mais que eu não seja tão antigo quanto o narrador, ao ler esse texto, me fez lembrar de quando eu era bem mais novo, e tinha gostos os quais não desfruto mais por ter ficado mais velho, uma época onde eu nem sabia o significado da palavra pandemia.
    Gênero: Biografia

  32. anakarolinesouzagomes disse:

    Aluna:Ana Karoline Souza Gomes
    Turma 9 ano B
    TITULO: Um policial galã de pantalona
    GENÊRO:memoria literaria
    o texto narra uma evolução obtida pelo Homem. Mostra suas lembranças vividas,sua juventude em Boa Vista. Fala que ele sempre se dedicou,mas não deixava de lado o que lhe fazia se sentir bem, o divertia.
    ,

  33. lizmarianeu disse:

    aluna Liz Maria
    turma 6 ano D
    titulo Um policial galã de pantalona
    gênero memoria literária
    este texto fala sobre vivencias e evoluções deste policial, cheia de memorias que fazem o que ele eh hoje em dia.

  34. A_Julia Isabelly disse:

    Título: Um policial galã de pantalona
    Comentário:
    O texto relata a história de um homem, um policial que conta como foi ao longo do tempo da sua vida, contando a sua infância, até sua juventude e o quanto hoje em dia está diferente, por exemplo os meios de transporte, meios de diversão, roupas, ensino e até mesmo o trabalho. Que na época dele apesar das coisas serem simples e minimalistas, era tranquilo, muito diferente de como estão hoje, com muita violência. E além dele ter aproveitado muito os 72 anos de vida dele até agora.
    gênero: memórias literárias
    Aluno (a): Julia Isabelly Turma: 8 ano A

  35. RUBENS 8 A disse:

    título: um policial galã de pantalona
    eu achei o texto muito interessante, pelo jeito que ele fala sobre como era a violência, o trabalho, a escola e as brincadeiras e possível perceber que antigamente era um mundo totalmente diferente de hoje em dia.
    gênero textual: memórias literárias

    Rubens 8°A

  36. Título: Um Policial Galã de Pantalona
    Gênero: Memórias Literárias
    Comentário: Esse texto mostra o relato de um senhor que viveu antigamente, e viu as mudanças acontecerem nesta cidade, em seu relato, ele conta sobre sua infância, seus sonhos, suas vivências. Sobre o seu relato, podemos perceber que Boa Vista mudou muito, como o senhor mesmo disse: “…Nem Sonhava com a cidade assim”. No fim o texto tem foco sobre vivencias e evoluções deste policial, cheia de memorias que fazem o que ele é hoje em dia.

  37. guilherme guimaraes disse:

    UM POLICIAL GALÃ
    fala sobre a evolução e a vivencia de um policial, com varias memorias que o tornaram o que ele e hoje
    genero: memoria literaria
    guilherme guimaraes
    9c

  38. Gustavo Ferreira Dantas Feitosa disse:

    Aluno: Gustavo Feitosa (9A)
    texto: Um policial de pantalona
    Gênero: Memoria literária
    O texto fala sobre o amadurecimento de um policial boa-vistense de 72 anos. Retrata a sua juventude e lembranças vividas em Boa Vista. Fala sobre vários aspectos da vida deste homem, fala sobre sua felicidade, tristeza, o que o divertia, as dificuldades passadas, a dedicação do mesmo dentre outras coisas.

  39. Wanessa disse:

    Título: Um policial galã de Pantalona.
    Gênero: Memória literária.

    O texto é narrado pelo policial que conta como foi a vida que levou em Boa Vista no seu tempo. É de fato bem interessante ler e poder imaginar como era a vida de alguém neste mesmo lugar, mas em outro tempo, poder até mesmo comparar os pontos que ele cita e ver por nós mesmos como é diferente. A diferença é clara, especialmente para o narrador que viveu em tempos tão tranquilos e hoje presencia a nossa época atual.

    Aluna: Wanessa Laís Bezerra Marinho.
    Série/ turma: 9 ano B.

  40. B_Tarcila disse:

    Título: Um policial galã de pantalona
    Achei interessante o texto pois retrata as lembranças de um policial, um homem que viveu em Boa Vista antigamente, e o fato de ele sair contando como era antes e comparando com o de agora, achei legal porque dava para imaginar e sentir o que ele estava sentindo.
    Gênero: Memórias Literárias
    Tarcila Alícia de Moraes Brasil 9°ano B

  41. Bruno Davidoff 7B disse:

    Titulo: Um policial galã de pantalona.
    Gênero: memória literária.
    O texto conta sobre a vida de um policial atualmente já idoso, durante o texto é nos contado toda a evolução do homem durante sua vida, o texto em si é bem feito e interessante que te prende na leitura, o texto faz bem em transmitir as emoções do policial como por exemplo quando ele fala das festas que ia ou como estava quando fez a prova para sargento. durante o texto n diz o nome do policial, o nome somente é dito no final, oq pessoalmente me incomodou um pouco.

  42. Aimê Catherine disse:

    Aluna: Aimê Catherine
    8 ano D
    Título: um policial galã de pantalona
    Gênero: texto de memória
    O texto fala da infância e vida adulta de um homem, contando sobre seu cotidiano tanto criança e tanto adulto, fala também sobre suas lembranças de quando era adolescente e ia para festas se divertir. Ele conta que fez a prova para sargento e passou, um tempo depois ele se alistou em uma das melhores opções da época a polícia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s