Texto:

O fantasma do Tepequém

Tepequém é um lugar bastante visitado em Roraima por suas belezas naturais. Certo dia, a família Brito resolveu passar uma semana naquela serra de belezas singulares. Seria um passeio que todos esperavam realizar há muitos anos.

No primeiro dia, logo foram visitar a cachoeira mais bonita do lugar! O dia foi longo e cheio de aventuras e de novas descobertas. A noite já estava se aproximando, e, depois de muitas brincadeiras e cansados, resolveram voltar para a pousada onde estavam hospedados. Todos adormeceram, mas a menina Ester, a filha do casal, não tinha conseguido dormir direito, pois ficou a noite toda ouvindo um barulho estranho.

Ao amanhecer, perguntou para seus pais se eles tinham ouvido algum barulho, mas disseram que não e, provavelmente, aquele barulho deveria ser algum animal noturno ou vindo dos ventos que assoviam na planície da serra. Porém a menina não se convenceu, pois os ruídos que ouvira, não eram de assovios, e sim, sons de metais que soavam.

Os pensamentos da menina, em descobrir que barulhos eram aqueles, não sossegavam; sua curiosidade era maior que o seu medo. Inventou uma desculpa para não acompanhar seus pais em outro banho de cachoeira. Logo que ficou sozinha, saiu da pousada e começou a explorar o lugar.Durante a exploração, Ester fez amizade com a dona Fada, uma senhora que conhecia tudo sobre o Tepequém. Dona Fada contou a menina que na época da exploração de diamantes e ouro,muitos garimpeiros morreram soterrados e seus fantasmas assombravam os visitantes. Ester ficou assustada, mas resolveu continuar suas investigações. Na madrugada seguinte, ela voltou a ouvir o barulho, chamou seus pais, que também ouviram, juntos saíram para descobrir de onde vinha aqueles ruídos. Após andarem em volta da pousada que estavam hospedados, caíram em um buraco que se seguia com um túnel que levava direto ao escritório da pousada. No dia seguinte, conversaram com o proprietário da hospedagem o sobre o que tinham encontrado, mas decidiram não fazer alarde, pois queriam saber quem estava por trás daquela obra.

Na noite seguinte, recolheram-se cedo, reuniram-se no escritório a espera do “fantasma”. De repente, algo aconteceu; o piso do escritório se abriu e uma imagem enrugada, pálida, cabeça prateada saiu com picareta. Meu Deus! O “fantasma” era a dona Fada! A frágil senhora só queria “apenas” pegar dinheiro do cofre. Essa Fada, eeessa Fada!

ANA MOURA, 8 ANO A.

Sobre elianedmelo2

Professora de Língua Portuguesa com mestrado em Ciências da Educação. Nascida em 7 de julho, em Campos dos Goytacazes,Rio de Janeiro. Atualmente, morando em Roraima.Diretora do CEFORR ( Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação) em 2015, 2016,2017, Consultora técnica da UNIVIRR ( Universidade Virtual de Roraima) em 2017 e 2018. Atualmente, professora de língua portuguesa no Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

46 respostas para Texto:

  1. ANNA Luisa da Silva PEIXOTO disse:

    Gostei muito desse texto, criado com informações fictícias, gosto muito de textos assim, achei bem interessante.

  2. Rhuan Carlos Araujo Marcolino disse:

    Bastante legal o texto, pois ele fala de um fantasma que assustava os visitantes,mas na verdade era a fada so querendo dinheiro.

  3. Kkkkk… Eu me diverti com esse texto! No começo achei que era mais um dos mistérios do lindo Tepequém, mais me surpreendi com o final!

  4. elianedmelo2 disse:

    O texto é muito legal, pois conta a historia de uma mulher que queria dinheiro, e contou uma lenda para poder esconder seus planos.

  5. Título: O Fantasma de Tepequém
    gênero: Ficção
    Tales Apolinário – 9° ano A

  6. Henrique da Mata disse:

    Título: O Fantasma de Tepequém
    Comentário: Grande parte do texto era de dar arrepios e dava um pouco de suspense por causa de tal assunto, mas o final foi muito engraçado, pois a senhora que botou medo na menina, na verdade estava roubando o cofre. Por isso o barulho.
    Gênero: Suspense, família e comédia no final.
    Henrique Rodrigues da Mata – 8° ano A

  7. Yasmin Negreiros disse:

    Título do texto: O fantasma de Tepequém

    Achei um texto bem divertido e interessante, pois no começo parece ser de suspense e mistério, pelo fato de ter “fantasmas” de garimpeiros que assombram os hóspedes de uma pousada, mas chegando no final, se torna cômico, ao descobrirmos que o “fantasma” da cidade turística de Tepequém, era apenas a dona Fada, uma velhinha interessada no dinheiro do cofre.

    Gênero textual: Conto de ficção científica, pois em seu enredo existem elementos fictícios.

    Aluna CME: Yasmin Silva Negreiros do 7° Ano “B”

  8. Giovana Rodrigues Silva. disse:

    Título: O fantasma do Tepequém.
    Achei a história muito interessante, no começo pensei que realmente fosse um fantasma que fazia os barulhos, mas na verdade era apenas a dono Fada querendo pegar o dinheiro do cofre. Me divertir bastante com a história e fiquei com mais vontade de conhecer Tepequém.
    Gênero textual: Ficção.
    Aluna CME Giovana Rodrigues Silva 6°B.

  9. Laura Pinho de Matos Costa disse:

    Confesso que só entrei pelo título do texto, me interessou de alguma forma. O texto de algum jeito consegue prender o leitor, ao decorrer da leitura várias versões do que pode acontecer surgem, é muito bom. Eu fiquei surpreendida com o final. Não esperava.
    Laura Pinho de Matos Costa 9D.

  10. Arabela Moura disse:

    Titulo: O fantasma de Tepequém

    Uau! O texto é realmente bastante interessante, e fez com que eu me prendesse na estória. Tenho que admitir que me arrepiei em algumas partes, mas final me fez rir.
    Aluna: Arabela Moura Anselmo

    Turma: 8°ano B

  11. Eduarda Maia 6 ano A disse:

    Título: O fantasma de Tepequém.
    Comentário: Na minha sincera opinião, achei o texto divertido, quando comecei a ler este texto, pensei que era um fantasma de verdade, continuei lendo, mais e mais, até tentar descobrir quem era o fantasma, igual a garotinha do texto, Ester e me surpreendi com esse final, quem diria que o fantasma era a Dona Fada e os barulhos eram as batidas da picareta.
    Gênero Textual: Ficção.
    Aluna, ano e turma: Eduarda Emanuelly Bento Maia, do 6 ano A.

  12. 1º O título do texto: O fantasma do Tepequém
    2º Comentário: Achei um texto divertido, no início, acreditei que iria ser um grande mistério ao saber da existência do fantasma e que mostraria essa experiência, e aconteceu uma reviravolta mostrando que o fantasma era a Dona Fada.
    3º Gênero textual: Ficção.
    4º Nome inteiro: Maria Eduarda Santos Macêdo.
    5° Ano/Turma: 6° Ano A.

  13. Sophia Parente Hirschle Medeiros disse:

    O fantasma de Tepequém
    Gênero textual: Ficção,
    Gostei do texto ele é muito legal, achei interessante, mas devo admitir que esperava mais texto e algo ainda mais assustador e ‘tcham’. Mas de qualquer forma foi muito legal 😸, gostei do fato da dona Fada estar tentando roubar o dinheiro da pousada.

    Aluna- SOPHIA Parente HIRSCHLE Medeiros. 7° B

  14. GABRIELA Almeida FEITOSA disse:

    Título: “O fantasma do Tepequém”.
    Gênero: Conto.
    O texto: “O fantasma do Tepequém” é uma produção do gênero Conto, que fala
    sobre uma família que foi passar uma semana no Tepequém, ponto turístico de nossa
    região, e lá a menina Ester pensou ter ouvido barulhos de fantasmas, quando na verdade
    era só a Dona Fada tentando roubar o cofre da pousada. Gostei bastante do texto, só
    acho que o desfecho ficou um pouco vago e meio óbvio, mas mesmo assim parabéns
    para a autora.
    Aluna: GABRIELA Almeida FEITOSA
    Turma: 6º ano A

    • Sophie Lucy disse:

      O FANTASMA DE TEPEQUÉM
      Gênero: Conto
      “O fantasma do Tepequém” é uma produção do gênero Conto, que fala
      sobre uma família que foi passar uma semana no Tepequém, ponto turístico de nosso estado, e lá a menina Ester pensou ter ouvido barulhos de fantasmas, quando na verdade era só a Dona Fada tentando roubar o cofre da pousada. Gostei bastante do texto e achei divertido

      Sophie Lucy Nascimento Tejkowski
      8ºB

  15. Leticia Braga disse:

    Título: O fantasma de Tepequém.
    achei o texto divertido, textos de ficções são muito bons, principalmente esse que fala de um lugar muito visitado e cheio de turistas, no final me surpreendi descobrindo que era a dona fada que estava tentando roubar o dinheiro
    Gênero: Ficção.
    Aluna: Leticia Braga da Silva, 8 ano B

  16. Julia Rainara Costa De Sousa disse:

    Título: O fantasma de Tepequém
    Género: conto

    Gostei bastante do texto, ele tem uma linguagem simples e que prende a atenção do leitor, e também tem um pouco de suspense que te incentiva a ler o texto até o fim.

    Aluna: Júlia Rainara Costa De Sousa
    Turma: 6 ano D

  17. Yohan Carlos Feitosa Lima disse:

    Titulo: “O Fantasma do Tepequém”.
    Comentário: Gostei muito. No início eu achei que era só um texto pra lá de fictício, mas depois eu achei muito engraçado, Rsrsrs. Adorei.
    Gênero: Conto.
    Aluno: Yohan Carlos Feitosa Lima
    Turma: 6° ano D

  18. Yohan Carlos Feitosa Lima disse:

    Título: “O Fantasma do Tepequém”.
    Comentário: Gostei muito. No início eu achei que era só um texto pra lá de fictício, mas depois achei muito engraçado, rsrsrs. Adorei.
    Gênero: Conto
    Aluno: Yohan Carlos Feitosa Lima
    Turma: 6° ano D

  19. Yohan Carlos Feitosa Lima disse:

    Título: “O Fantasma do Tepequém”.
    Comentário: Gostei muito. No ínicio achei que era só um texto pra lá de fictício, mas depois achei muito engraçado, rsrsrs. Adorei.
    Gênero: Conto
    Aluno: Yohan Carlos Feitosa Lima
    Turma: 6° ano D

  20. Selina Elizabeth Budhu disse:

    Título:O Fantasma do Tepequém
    Genero:Ficção
    Achei o texto bem engraçado e muito divertido
    Selina Budhu 9°A

  21. josephraullimaoliveira disse:

    Título: O fantasma do Tepequém
    Gênero: conto de ficção científica
    O texto fala sobre uma mulher que queria ganhar dinheiro, então ela conta uma lenda de um fantasma que assustava as pessoas
    Aluno: Joseph Raul Lima Oliveira
    Turma: 9°B

  22. Allana Sena disse:

    Título do texto: O fantasma de Tepequém

    Eu achei bem interessante. Por que eu gosto muito de história ficção.

    gênero: Ficção e Conto

    ALLANA Iasmin SENA Sousa

  23. eduarda nunes disse:

    titulo:o fanstasma de tepequém
    achei um texto muito engraçado e interessante pois a princípio parece tenso e misterioso, devido ao fato de haver “fantasmas” de buscadores que assombram os hóspedes da pousada, mas quando chega ao final torna-se cômico quando descobrimos que “Da turística cidade de Tepequém só era Dona Fada, uma velha interessada no dinheiro do cofre.
    genêro:ficção
    nome: Eduarda Nunes 7c

  24. Nicolle Rodrigues Torres disse:

    Título:O fantasma de tepequém
    E um texto muito bom,achei muito divertido, no começo pensava que tinha mesmo o tal do “fantasma” mais era só um mistério e uma pequena distração que a fada estava planejando,para conseguir o que queria.
    Gênero: Conto, suspense
    Nicolle Rodrigues Torres 8 ano B

  25. Nicolle Rodrigues Torres disse:

    Título do texto: fantasma de tepequém
    Achei muito interessante e divertido, no começo pensava que tinha mesmo o tal do “fantasma” mais aí vi que era só um mistério e uma distração que a fada estava fazendo para conseguir o que queria.
    Gênero:Conto, suspense
    Nicolle Rodrigues Torres 8 ano B

  26. Rannyer Victor Silva Aguiar disse:

    Titulo: O fantasma de Tepequém.
    O texto é bem interessante, pois no início temos a sensação de ser um conto com suspense e mistério, mas no final, tem um desfecho totalmente diferente
    Gênero: Conto
    Rannyer Victor Silva Aguiar 9ºD

  27. anakarolinesouzagomes disse:

    Título: O Fantasma de Tepequém
    gênero: Ficção
    Ana Karoline Souza Gomes 9 ano B
    Achei muito divertida e criativa a história

  28. Brian Anthony disse:

    Aluno: Brian Anthony Castro e Santos
    Turma 9 Ano A
    Título: O fantasma de Tepequém
    Gênero: Ficção

    • Melissa Rodrigues disse:

      Título: O fantasma do Tepequém.
      Comentário: O texto é bem interessante, porque no início tem um clima de suspense com a lenda dos fantasmas, mas no final era apenas uma história inventada pela Dona Fada para roubar o cofre.
      Gênero: Ficção e suspense.
      Nome: MELISSA Garcia RODRIGUES.

  29. Vitor Khalil disse:

    Olá Professora,

    Eu li o texto “O Fantasma do Tepequém”, gostei muito do texto,
    pois ocorre em um lugar do nosso estado de Roraima além da
    Reviravolta que ocorreu com dona Fada.

    Gênero : Ficção

    Vitor Khalil Gonçalves Ferreira “7° C”

  30. Eric Barreto disse:

    Título:O fantasma de tepequém
    E um texto muito bom,achei muito divertido, no começo pensava que tinha mesmo o tal do “fantasma” mais era só um mistério e uma pequena distração que a fada estava planejando,para conseguir o que queria.
    Gênero: Conto, suspense.
    Eric Barreto 7 ano D.

  31. Eric Barreto disse:

    Título:O fantasma de tepequém
    E um texto muito bom,achei muito divertido, no começo pensava que tinha mesmo o tal do “fantasma” mais era só um mistério e uma pequena distração que a fada estava planejando,para conseguir o que queria.
    Gênero: Conto, suspense.
    Eric Barreto 7 ano D.

  32. Pedro Vítor- 8ºA disse:

    PEDRO VÍTOR Mendes de Lima Ladeira- 8ºA
    Título:O fantasma do Tepequém
    Gostei bastante do texto por ter um clima de suspense no início mas com um final engraçado, revelando que o “fantasma” era apenas a dona Fada tentando roubar o cofre.

  33. André Nathan disse:

    Título – O fantasma de Tepequém.
    Um bom texto, no começo tem um ar de suspense, mas no final não passa de uma tentativa de furto feita por Dona Fada.
    Gênero – Conto/Suspense.
    André Nathan de Oliveira Gama – 9A

  34. Marianna Carla Alves Sayán disse:

    O texto o Fantasma do Tepequem é uma história bem contraditória pelo fato de começar parecendo que seria algo baseado em mistério e suspense mas no fim tem uma reviravolta em todo o contexto.
    9° A
    Ficção

  35. Ádria Monteiro 9B disse:

    Título: O fantasma de Tepequém.
    Achei bastante divertido de se ler, mais ainda pelo final inesperado que torna a história que estava em um clima de suspense em um clima engraçado.
    Realmente não esperava que o fantasma fosse a dona Fada 😛
    Ádria Monteiro 9ºB

  36. Rebeca Saboya disse:

    texto: o fantasma do tepequem
    achei uma historia super interessante e divertida, o mistério e suspense do começo super caiu bem, e a historias dos “fantasmas” dos garimpeiros gritarem a noite foi bem diferente, o final foi mais surpreendente, lendo da a impressão que quem fazia barulho era os fantasmas, quando na verdade era apenas a dona fada, uma espertinha interessada no dinheiro do cofre
    Rebeca Saboya, 7A

  37. Vizzoni disse:

    Adorei o texto, eu amo textos que falam sobre lenda algo do tipo. Eu já fui para Tepequem e já vi varias lendas. Gostei da personagem principal, a Ester, que por mais que ela tenha ficado com medo, fez de tudo para descobri o que estava acontecendo naquele lugar. E os fantasmas, quando eu lia torcendo para que os fantasmas aparecerem, mas no final, descobriram que o ”fantasmas” eram na verdade a dona Fada abrindo o cobre. Eeeessaa fada.

  38. Marcelo Gustavo Souza Jacauna 7B disse:

    Eu me entrerti muito com esse texto, no começo eu achava que era uma história de terror, pois , o título parecia um título de textos de terror , mas, aí eu tive uma quebra de espectativa, pois o texto e bem engraçado. A mulher foi bem esperta em contar uma história fictícia pra aterrorizar os turistas e roubar o cofre.

  39. Wendyla Brigido disse:

    Sobre o texto “O fantasma do Tepequém” da aluna Ana moura do 8 ano A, eu achei bem interessante esse texto, pois tem ficção, suspense e é engraçado, o texto conta sobre uma menina chamada Ester e a sua família que foram passar uma semana em tepequém, em uma das noites a menina estava escutando barulhos estranhos na pousada que eles se hospedaram, ela investigou sobre o assunto, fez amizade com uma mulher chamada dona fada, a dona fada contou que na época de exploração de diamante e ouro, muitos garimpeiros morreram e os seus fantasmas, ficavam assustando os visitantes, a Ester continuou investigando é depois descobriu que o “fastasma” era a dona fada tentando pegar o dinheiro do cofre

    Wendyla Brigido 7 ano D

  40. Isaac Freire disse:

    Aluno: Isaac Freire
    Turma: 9-A
    Gênero: Ficção
    O texto, embora com informações fictícias, é bem divertido de ler e possui uma história interessante onde uma senhora inventa a existência de um fantasma na região do Tepequém, muita conhecida pelas suas belas cachoeiras, para encobertar seus interesses no dinheiro que estava guardado no cofre.

  41. A_Julia Isabelly disse:

    título: O fantasma do Tepequém
    comentário:
    O texto é uma história com fatos fictícios, mas é muito interessante e prende a gente a leitura, com seu suspense durante, porém com a comedia no final.
    Ele relata a viagem de Ester e seus pais, que ouve alguns barulhos estranhos durante a noite e não consegue dormir. Por causa disso ela vai investigar o que lhe tirou o sono, conhecendo dona Fada, que na verdade só queria o dinheiro do cofre.
    gênero: Ficção
    aluno(a) : Julia Isabelly Turma: 8 ano A

  42. Felipe Alexandre Souza da Silva disse:

    1° O Fantasma de Tepequém
    2° O texto é bem interessante, pois no início temos a sensação de ser um conto com suspense e mistério, mas no final, tem um desfecho totalmente diferente.
    3° Gênero Textual: Conto
    4° Felipe Alexandre Souza da Silva- 9°D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s