Museu do amanhã

O Museu do Amanhã é um museu diferente dos comuns. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro.Antes de mais nada, o Museu do Amanhã funciona como um monumento. É o ponto focal da nova Praça Mauá, que passou décadas escondida atrás do viaduto da Perimetral, demolido em abril de 2014.

Um dos objetivos da construção do museu foi fortalecer a identidade cultural e internacional da cidade do Rio de Janeiro. A cidade do Cristo Redentor sempre foi muito conhecida pelas suas praias e eventos, como o carnaval, mas havia a necessidade do fortalecimento da para diplomacia cultural. 

Ao entrar neste museu, uma das primeiras, e principais é o Cosmos. Nesse pavilhão, um grupo de visitantes é formado para entrar em um domo revestido com painéis de reprodução de vídeo, onde eles assistem a uma obra de cerca de 8 minutos, em 360 graus, realizada por uma produtora brasileira. O filme traça uma narrativa sobre a formação do universo e da vida na terra com sobreposições de animações digitais e imagens captadas em câmera que causam grande impacto sensorial ao público. O vídeo é transmitido conjuntamente a um texto narrado em português, sem legenda, para que não seja desviada a atenção do visitante. 

O Museu do Amanhã traz  uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que os grandes pensadores sempre fizeram. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?

Luciano Júnior, 8º B

Sobre elianedmelo2

Professora de Língua Portuguesa com mestrado em Ciências da Educação. Nascida em 7 de julho, em Campos dos Goytacazes,Rio de Janeiro. Atualmente, morando em Roraima.Diretora do CEFORR ( Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação) em 2015, 2016,2017, Consultora técnica da UNIVIRR ( Universidade Virtual de Roraima) em 2017 e 2018. Atualmente, professora de língua portuguesa no Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Museu do amanhã

  1. Yasmin Horrana disse:

    Achei o texto sobre o museu do amanhã muito bem construído, cita os pontos importantes, da a localização e instiga o leitor a buscar mais sobre o tema. Além disso, deixa reflexões muito bem colocadas.

  2. Lucas Mikhael disse:

    museu do amanhã
    gênero: notícia
    achei o texto do museu do amanhã muito interessante já que ele fala de uma coisa que foi criada para fortalecer a identidade e diplomacia cultural do Rio de Janeiro, além de deixar a pessoa que está lendo mais curiosa sobre este tipo de assunto.
    Lucas Mikhael Gusmão Evangelista 6° Ano B

  3. erickgregrio disse:

    Museu do Amanhã

    É um bom texto,explica muito bem sobre o Museu do Amanhã,te faz querer saber cada vez mais sobre o Museu.

    Divulgação Científica
    ERICK Gregório Vieira Ferreira 8D

  4. Museu do a amanhã
    Gênero::notícia
    Eu achei o texto o museu do Amanhã bastante interessante pois ele fala de um lugar que foi construido para que pudesse fortalecer a Cultura do rio de Janeiro, e o texto não fala sobre tudo do museu pra quem ficar curioso pesquizar mais aprofundamente sobre o museo e descobrir muito mais coisas.
    Christyna arrais 7ano B

  5. vittoralmeida disse:

    Eu vi que uns dos objetivos foi a indentidade cultural Para as pessoas explorar e ver esse lugar, fala de um lugar que foi construído, é o ponto focal da nova praça Mauá da isntroçoes do museu pra quem quer saber e aprender quem sabe pode ver se tem alguma coisa que ele sabe aí nesse texto pode aprender e muita mais coisas.

    Aluno: André Vitor Almeida de Albuquerque
    6 ano C

  6. Ana Louise disse:

    Museu do Amanhã

    Achei interessante o fato de que o local se chama Museu do Amanhã, sendo que nunca saberemos como vai ser o ¨amanh㨠e é exatamente isso que eles querem nos mostrar, querem nos mostrar que só a gente sabe como vai ser o nosso amanhã ou melhor só a gente pode fazer o nosso amanhã se tornar realidade do jeitinho que queremos com cada atitude tomada sendo ela boa ou ruim e uma consequência para nossos atos. Lógico que nada sai do jeito que planejamos mas isso nós deixamos nas mãos de Deus e levamos como aprendizado.

    Gênero: descritivo
    Ana Louise dos santos Cadete 9º D

  7. Ana Ruth Crispim de Lima disse:

    Museu do amanhã

    Achei este texto muito interessante, porque fala de um museu que foi criado para fortalecer a identidade cultural e internacional do Rio de Janeiro, além de ser um museu bem diferenciado que nos faz querer saber mais, sobre possíveis jornadas através de pensadores.

    Gênero: Notícia
    Ana Ruth Crispim de Lima 9D

  8. Eduarda Maia - 6 ano A disse:

    Minha impressão sobre o texto é que é bom de se ler, pois se trata de um museu que traz um pensamento de como ira ser o futuro, será que existirá tudo que tem hoje? Não sabemos, achei legal pelo fato de o museu ser feito para fortalecer a história antigas do Rio de Janeiro. Achei interessante o fato do filme é sobre o universo e sobre a vida, acho que na parte da vida ele se refere a vida humana e animal. Esse texto nos deixa com perguntas no pensamento, bem interessante.

    Aluna Eduarda Maia/ 6 ano A

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s