O museu abandonado de Roraima

         O museu público integrado de Roraima (MIRR) hoje encontra-se fechado, localizado em Boa Vista RR . Foi inaugurado dia 13 de fevereiro de 1985, mantido pela fundação do Meio Ambiente, ciência e tecnologia do estado de Roraima (FEMACT), onde está instalado num edifício de 750 metros quadrados no Parque Anauá. O museu guarda grande parte do património de Roraima. A coleção é bastante variada contendo peças adquiridas por meio de coletas, aquisições, e também doações , enquadrando temas como geologia , botânica , zoologia , arqueologia , artes visuais e história. O museu foi criado no ano de 1984 durante o governo de Arídio Magalhães, porém sua inauguração ocorreu em 13 de fevereiro de 1985 em um prédio localizado no Parque Anauá. O MIRR conserva Acervo de ciências naturais (geologia , botânica , zoologia) Possui diversas coleções científicas incluindo herbário , insetário , carpoteca , xiloteca , coleção de répteis e peixes. Infelizmente o museu está fechado desde 2011, todo o acervo está guardado
em prédios públicos .Porém dia 26 de novembro de 2019 o museu foi reaberto até dia 20 de dezembro.Seria interessante se o museu de Roraima voltasse a atividade mais não se tem previsão de quando isso irá acontecer.

Texto com base em:
https://folhabv.com.br/noticia/Unico-museu-de-Roraima-esta-abandonado-ha-quase-5-anos/28532

Rebeca Souza Correa. 8 ano B

Sobre elianedmelo2

Professora de Língua Portuguesa com mestrado em Ciências da Educação. Nascida em 7 de julho, em Campos dos Goytacazes,Rio de Janeiro. Atualmente, morando em Roraima.Diretora do CEFORR ( Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação) em 2015, 2016,2017, Consultora técnica da UNIVIRR ( Universidade Virtual de Roraima) em 2017 e 2018. Atualmente, professora de língua portuguesa no Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

17 respostas para

  1. Lucas Mikhael Gusmão Evangelista disse:

    E muito triste saber que o único museu que temos aqui em nosso estado esta fechado. Um lugar onde conta e mostra a historia do nosso estado deveria ficar aberto, para que a comunidade pudesse visitar.
    Lucas Mikhael 6º ano B

  2. Rafael Carneiro de Britto 8 º C disse:

    É mesmo uma pena saber que mais uma estrutura histórica está fechada, mas, pelo menos, tentou começar a ser reaberta para o público. Isso me dá esperanças em saber que as estruturas que representam a história do nosso estado podem continuar de pé e serem reerguidas.

  3. É mesmo uma pena saber que uma fonte de conhecimento e cultura de nosso estado estava fechada durante todo esse tempo, mas pelo menos ele está tentando voltar a ficar aberto para o público, e ele pode servir de exemplo para as outras estruturas históricas de Roraima serem reativadas para as pessoas.

  4. É mesmo uma pena saber que uma fonte de conhecimento e cultura de nosso estado estava fechada durante todo esse tempo, mas pelo menos ele (o museu) está tentando voltar a ficar aberto para o público, e ele pode servir de exemplo para as outras estruturas históricas de Roraima serem reativadas para as pessoas.

  5. Thaylla Sousa Franco. disse:

    Achei muito triste por que o único museu que temos em Roraima esta fechado de 2011 até agora.
    Thaylla Franco 6° ano D

  6. Thaylla Sousa Franco. disse:

    E triste saber que o único museu que se encontra em Roraima esta fechado deste de 2011 até agora de 2020.
    Thaylla Sousa Franco 6ºD

  7. João Victor Azevedo BORGES Lima 7b disse:

    (Segunda atividade sobre o blog)

    O texto é do gênero artigo informativo pois dá uma informação por exemplo no texto sobre o que aconteceu com o museu de roraima.

  8. Kayo Petronilio Ferreira de Almeida disse:

    “O museu abandonado de Roraima”, título do texto traz informações bem pertinentes sobre o único museu de Roraima, que infelizmente está fechado, é uma pena que nossas informações patrimoniais estejam privadas de nós. O gênero do texto é notícia, que ou informação, que inclusive são bem abordadas.

  9. O museu abandonado de Roraima

    O texto retrata sobre um patrimônio importante, que media 750 metros quadrados no parque Anauá, foi inaugurado em 13 de fevereiro de 1985, tendo artes, histórias importantes do nosso estado, etc. No ano de 1984 o museu foi criado no governo de Arídio Magalhães, mas foi inaugurado no ano seguinte. Em 2011 o museu foi fechado. Mas em 26 de novembro de 2019 o museu foi reaberto até Dezembro.
    Minha opinião: Infelizmente, temos um patrimônio muito importante mas se encontra fechado. Mas temos uma esperança dele voltar.
    Gênero textual: Descritivo.
    Aluno: Daniel Gustavo Bezerra da Silva. 7º ANO D.

  10. Yoranna Letícia P. Silva disse:

    O museu abandonado de Roraima
    É realmente muito triste o museu ser fechado, pois ele é um patrimônio muito importante, esperamos que ele volte apesar de fazer bastante tempo que não o temos mais , porque era o único museu de Boa vista.
    Texto: Gênero noticia
    Yoranna Letícia Pereira Silva
    7°Ano A

  11. PEDRO CÉSAR Medeiros Santana disse:

    ATIVIDADE DE DESEMPENHO ANUAL
    Título: O museu abandonado de Roraima
    Aluno: PEDRO CÉSAR Medeiros Santana
    Turma: 7° Ano D
    O Texto é sobre o Museu de Roraima, cujo hoje está abandonado, o mesmo é um patrimônio de Roraima importante, localizado no “Parque Anauá”. O Texto informa sobre informações do Museu, sobre quantas vezes o mesmo já tentou reabrir, quanto o mesmo media, em que ano foi inaugurado e construído, etc… o Texto me fez refletir sobre como seria se Boa Vista, RR, continuasse com o Museu aberto, pois seria um grande ponto turístico na cidade, várias pessoas iriam para o local, ficariam comentando sobre o mesmo, isso me faz ficar imaginando por vários minutos caso Boa Vista continuasse com o Museu, pena que o mesmo daria alguns gastos para a prefeitura por estar constantemente consumindo eletricidade, tempo e dinheiro por talvez virar um ponto turístico caso reabrisse. Nunca fui ao Museu pelo simples motivo de não saber dele, sim, até o final dos meus 11 Anos, eu não sabia do mesmo. Então, nunca vi o mesmo, nem tive interesse de procurar suas fotos na internet. Essa notícia, me fez querer procurar mais sobre o Museu, por causa que este patrimônio é tão abandonado que é “misterioso” para alguns e enche nossa mente de curiosidade, bem, o Texto descreve muito bem o Museu e seu estado. Um ótimo texto.
    Gênero textual: Informativo e Impessoal (Também chamado de notícia)

  12. Lara Alessandra Marajó de Souza disse:

    título: O museu abandonado de Roraima
    o texto fala sobre um patrimônio importante do estado de Roraima que foi abandonado.
    Gênero textual: Descritivo
    Aluno(a): Lara Alessandra Marajó de Souza. 8° D

  13. Marianna Carla Alves Sayán disse:

    Uma notícia triste saber que um patrimônio de Roraima ter sido abandonado e ser deixado de lado a sua importância
    Gênero: Notícia

  14. julia Louise disse:

    “O Museo abandonado de Roraima”
    É o tipo de situação que todos nós queríamos que não fosse a realidade do nosso estado. Hoje ao nos separando com essa situação, percebemos mais do que nunca o quanto o estado de Roraima é carente em questões culturais. O Museo, um lugar que exala cultura e tradição está com as portas fechadas, impossibilitado os roraimense de terem acesso a própria cultura.

  15. Ana Louise disse:

    O Museu abandonado de Roraima

    E se eu falar que nunca cheguei a entrar e nem se quer visitar o museu de Roraima em 15 anos de vida?! Sempre tive curiosidade pelo prédio que sempre vejo quando vou ao parque Anauá, lembro de mim pequenininha perguntando da minha mãe o que era aquilo e ela dizendo que era um museu, nossa na hora eu fiquei toda animada e pedi para ir conhecer mas ai ela disse que estava abandonado e fiquei muito triste. Fico decepcionada até hoje em como um lugar tão interessante que carrega tantas histórias está completamente abandonado. Espero que um dia deem o a ele o valor que ele merece e que retorne as atividades.

    Gênero: Notícia
    Ana Louise dos Santos Cadete 9ºD

  16. B_Tarcila disse:

    Título: O museu abandonado de Roraima
    É realmente muito triste saber que Roraima tem um patrimônio tão rico desse e que, atualmente, se encontra fora de uso, acredito que se o museu ainda estivesse aberto teríamos mais turismo, o que ajudaria na economia, fora que conta um pouco sobre a história de Roraima e fico pensando como não seria bom saber mais sobre visitando o museu.
    Gênero: Informativo
    Tarcila Alícia de Moraes Brasil 9°ano B

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s