Museu Imperial: Uma viagem no tempo.

Um dos mais visitados e exuberantes museus do Brasil

Maria Meire Araújo Saraiva participou da entrevista sobre o Museu Imperial um dos mais belos, a entrevista ocorreu em Boa Vista, Roraima em 26 de Abril de 2020. A senhora Meire já trabalhou no Museu citado e se disponibilizou a falar e responder sobre o mesmo.

O Museu Imperial, popularmente, conhecido como Palácio Imperial é um museu que mostra a antiga monarquia do Brasil e é atualmente um dos mais visitados, alojado no majestoso palácio do primeiro imperador. Conta com um acervo rico e bem organizado dividido em 5 lugares: Sala de Jantar, Sala de Musica, Sala de Estado, Sala de Visitas, Gabinete e Aposento das Princesas. Entre as principais obras presentes no museu, estão o Traje Majestático, a Cama de Casal e o Trono, porém há diversas outras pinturas, joias e obras; além de diversos espetáculos que são organizados pelo próprio museu durante cada ano. Este local conta um pouco sobre a monarquia. A entrevistada sente uma nostalgia ao lembrar dos shows que ela assistia: “Eu trabalhei lá por anos e todas as obras sempre me impressionavam, principalmente os shows que contavam as historias, era encantador, eu me lembro como se fosse ontem aquelas luzes, as palmas, tudo de bom” , disse a entrevistada. “O museu em si já é lindo, as obras só complementam, é algo que você vai gostar de ver e vai querer voltar mais vezes” conclui ela.

Atualmente, o museu tem um site na internet que conta sua historia, mostra as datas disponíveis para visita e até mesmo como fazer sua visita online ao museu, essa visita mostra todas as obras e a história de cada uma, e é bastante divertido. É uma forma de aproximar mais os jovens dos museus, já que nós, jovens, estamos distantes dos museus e das histórias que eles carregam em si. “Os jovens atualmente esqueceram a importância da história, o quão cativante elas são. Na minha época ir á um museu era um prestigio, sabe? Coisa de rico.” Ressalta Meire.

Ela está certa, essa barreira entre os jovens e os museus atrapalha nosso ensino e o conhecimento das nossas raízes. Então, nós jovens deveríamos aproveitar o tempo e fazer aquela visita aos museus, é uma viagem inesquecível e fascinante, principalmente nesse museu que conta a história monárquica.

“Visitem, gente, museu não é só coisa de velho, museu é coisa de gente inspirada” Diz Meire.

Aluno -CME: Luís Eduardo Nascimento Memória, 8º D

Sobre elianedmelo2

Professora de Língua Portuguesa com mestrado em Ciências da Educação. Nascida em 7 de julho, em Campos dos Goytacazes,Rio de Janeiro. Atualmente, morando em Roraima.Diretora do CEFORR ( Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação) em 2015, 2016,2017, Consultora técnica da UNIVIRR ( Universidade Virtual de Roraima) em 2017 e 2018. Atualmente, professora de língua portuguesa no Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

78 respostas para Museu Imperial: Uma viagem no tempo.

  1. gabrieltavaresfernandes9d disse:

    O museu imperial é atualmente a maior relíquia histórica do país, nos dando um breve conhecimento sobre como era a vida da Grande Família Imperial brasileira, apesar de não ser tão bem valorizado. Demonstra a força e imponência de nosso Imperador. E espero que após a retomada do poder monárquico, o museu seja levado mais a sério.

      • Yasmin 7°C disse:

        Achei esse testo muito interessante, sinceramente eu adoraria visitar um museu, acho incrível, o museu imperial realmente tem muita história pra contar, ainda tento entender quem não valoriza essas “obras”. é bem interessante a composição desse museu é original, uma verdadeira relíquia, de falo cada pedacinho dali tem história, cada conto cada objeto, tudo ali tem história, seria prestigioso poder dar uma olhada não?

  2. Lendo este texto, fiquei imaginando como seria legal viajar pela historia de nossas raízes através de uma visita ao Museu Imperial.

    • Pedro Ivo Holsbach Sousa disse:

      Museu imperial, uma viagem no tempo.
      Eu nunca fui muito interessado na historia do Brasil, em comparação ao resto do mundo, mas isso não significa que eu dispensaria uma visita dessas, apesar da maioria não se ligar muito em história hoje em dia, se ensinada direito, a historia pode ser fascinante, talvez uma visita a esse museu desperte minha curiosidade sobre a história deste país, eu adoraria visitar o lugar.
      Entrevista
      Pedro Ivo Holsbach Sousa
      2020
      8°B

  3. Eu acredito que essa seja uma boa maneira de demonstrar a nossa história, principalmente agora que está acontecendo essa pandemia, e por meio desse museu online eu terei a oportunidade de visitar mais 1 museu e aprender mais sobre a história do nosso país.

  4. Enzo 8D disse:

    Eu acredito que o texto da o valor necessário à essa relíquia histórica do Brasil que é o museu imperial o texto retrata na minha perspectiva além da história do museu, a emoção da entrevista

  5. Luis Eduardo disse:

    Olha meu texto k

  6. Rafael Dourado disse:

    Eu também acho que nós jovens deveriamos visitar os museus até porque eles trazem historias de milênios atrás e a quantidade de informações que nós podemos aprender visitando um museum é imensa.Eu adoro visitar museums e nesse periodo de pandemia é incrivel ter um “museu online”

  7. Ezequiel Figueira 8ano D disse:

    Museu imperial ou também Palácio Imperial é uma relíquia atualmente , é um museu histórico-temático localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Isso é muito bom para nós pensarmos de como mudamos.Tivemos a independência do Brasil,também podemos ter conhecimento de como era a monarquia antigamente aqui no Brasil e o que contia dentro de um palácio.

  8. Julia Oliveira disse:

    Achei interessante esse assunto sobre o museu imperial, com os detalhes falados por Meire deu para imaginar como pode ser o museu por dentro, concordo que muitos jovens não se interessam por museus, talvez por acharem que pessoas e Animais estão mortos e os objetos estão velhos, mas nem todos pensam assim, eu tenho 11 anos e sou muito cur para saber sobre os nossos antepassados.
    – Júlia Oliveira 6 ano A

  9. Ana Ladislau 6 C disse:

    Esse texto relata sobre o museu Imperial, onde é guardado as antiguidades da monarquia do Brasil, ele também fala sobre os jovens que tem que exporar mais os museus e ele fala sobre uma mulher chamada Maria Meire

  10. Pedro Rotondo 6°A disse:

    Eu adoro ir ao museu, gosto de ver como eram as coisas de antigamente, como: objetos antigos fósseis (etc). Inclusive eu já tive a oportunidade de ir no museu Imperial quando fui visitar meus avós no Rio de Janeiro. Lembro que na entrada, tínhamos que colocar pantufas para não arranhar o piso original. Lá tinha coroas, moveis da época imperial, carruagens, tinha uma parte destinada a história dos escravo (etc). Foi muito legal.

  11. Seria muito legal entrar num museu imperial que cada estrutura fosse fascinante, conta muitos segredos do Brasil antigamente.

  12. Sabrina Barros disse:

    Esse texto retrata sobre o Museu Imperial, eu sempre queis aprender mais sobre a história do Brasil, com esse texto descobrir algumas coisas muito importantes, e visitando o museu online poderei compreender mais ainda sobre o nosso país, o que é importante pois são as nossas raízes!

  13. BARROS 7 C disse:

    Museu Imperial: Uma viagem no tempo.
    eu achei o texto muito inderesande,Esse texto relata sobre o museu Imperial, onde é guardado as antiguidades da monarquia do Brasil, ele também fala sobre os jovens que tem que exporar mais os museus
    este texto e um artigo científico que refere-se à apresentação de um relatório escrito de estudos a respeito de uma questão específica ou à divulgação de resultados de uma pesquisa realizada.
    Kalil Artur Barros de Queiroz 7ºano c

  14. Sara Bum do nascimento França disse:

    Museu imperial: uma viagem no tempo.
    O texto informa sobre o museu imperial e suas características, e o quão importante ele é e para ressaltar essa característica o texto apresente uma entrevista com um antiga funcionária do museu, ela enfatiza o quão lindo é o local e o quão bom seria se todos visitassem o local, pois é algo mui belo além de shows e mostra a história do Brasil no período monárquico.
    Os gêneros textuais presentes no texto são: a entrevista e relatos históricos .
    Sara Bum Do Nascimento França, 9 ano B

  15. Isabela Araújo 7°C disse:

    Museu Imperial: Uma viagem no tempo
    Nossa, adorei seu texto! Com palavras realmente comoventes e de bom grado. Com esse texto da mais vontade de sair de casa para explorar o mundo afora! (mesmo que não possa neste momento) Adorei esta entrevista, e a Meire tem muito carisma (gostei dela).
    Este texto é referente ao tema de gênero textual de entrevista, que se trata um texto com oralidade produzindo interação entre 2 ou mais pessoas, ou seja, o entrevistador é responsavel fazer as perguntas, e o entrevistado é quem responde elas.

    Isabela Araújo Sousa – 7ºC

  16. LEONARDO de Almeida Cerqueira Lima Filho disse:

    Um dos mais visitados e exuberantes museus do Brasil, gostei muito do texto, ele é um texto descritivo.
    Nome: Leonardo de Almeida Cerqueira Lima Filho.
    6°c

  17. Silva Souza 9D disse:

    achei o texto muito interessante me mostrou que museus não são chatos e que se dermos uma chance podemos encontrar, alem de uma forma de se entreter mas também uma maneira de se aprender

    SILVA SOUZA 9 D

  18. Ana Letícia Ladislau Aguiar disse:

    Esse texto e informativo

  19. Ana Letícia Ladislau Aguiar disse:

    Título do texto: Um dos mais visitados e exuberantes museus do Brasil
    Esse texto relata sobre o museu Imperial, onde é guardado as antiguidades da monarquia do Brasil, ele também fala sobre os jovens que tem que exporar mais os museus e ele fala sobre uma mulher chamada Maria Meire.
    Tipo de texto: Noticia
    Nome: Ana Letícia Ladislau Aguiar
    Turma:¨6 C

  20. joel alipio disse:

    Museu Imperial: Uma viagem no tempo
    eu achei o texto bastante chamativo e interessante, o fato de ela amar o museu e querer que mais pessoas o vejam é de fato interessante, me faz querer ir lá de forma online para ver o museu
    (Joel ALÍPIO 9d)
    (gênero do texto: texto de memoria)

  21. Geovana Cerqueira 7A disse:

    Museu Imperial: Uma viagem no tempo.
    Esse texto me despertou bastante interesse no assunto, eu também concordo que os jovens deveriam ir mais a museus, pois lá que ficam artefatos super antigos e importantes
    O acervo do Museu Imperial de Petrópolis é todo relacionado ao período monárquico brasileiro. Grande parte da decoração interna foi mantida, o que é ótimo, porque permite que os visitantes conheçam os ambientes frequentados pelo imperador da forma como eram antigamente.
    O Museu Imperial, símbolo maior de Petrópolis, nasceu sob a égide da primeira política de estado para os museus nacionais no país. Criado em 29 de março de 1940, durante o governo Vargas, o museu está sediado na antiga residência de verão de Dom Pedro II, o Palácio Imperial de Petrópolis.
    ________________
    o texto se trata-se de um artigo cientifico.
    Aluna: Geovana Rodrigues Cerqueira
    Turma: 7 ano A
    _________________

  22. izabela herminio de frança disse:

    Museu Imperial :Uma viagem no tempo .
    Eu achei muito legal e interessante , ele fala sobre um museu imperial e eu acho que e uma forma de falarem da nossa historia , eu achei muito legal os detalhes falados por Meire . Eu sempre presto muita atenção nisso quando leio uma historia .
    Izabela Herminio De França 6 ano D

  23. Maria Arruda 6 A disse:

    Museu Imperial: Uma viagem no tempo. eu ache o texto muito interessante foi o que mais me chamou atenção, ele conta sobre um museu que conta a história da monarquia e eu gosto muito deste assunto, e também ele aborda de uma barreira entre os museus e os jovens, que na minha opinião não deveria existir. Este texto é um arquivo cientifico. Aluna: Maria Luiza Arruda Coêlho Ano: 6º ano
    Turma: A

  24. Ana Hadassa Zanetti disse:

    Museu imperial: Uma viagem no tempo
    o texto é interessante, pois ele é tratado sobre um museu onde é localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis no estado do Rio de janeiro. E sim eu acho que nos jovens também devíamos ir ao museu, pois lá não é só lugar de pessoas adultas ou idosas, no museu tem coisas e antiguidades bem interessantes, a muitas informações que podemos aprender também.
    ANA HADASSA DE JESUS DA COSTA MENDONÇA ZANETTI
    7 ANO B

  25. MIRANDA 7D disse:

    Titulo: museu imperial: uma viagem no tempo
    Eu achei o texto muito interessante, no quesito informativo. No texto é abordado uma entrevista e algumas opiniões em relação ao museu, né entrevista meyre relata que atualmente os jovens não se interessam por museus, e ela faz até um apelo prós jovens visitarem o museu, que não é coisa de velho. No museu têm objetos históricos do tempo imperial do brasil, como coroas e tronos
    Genero textual: artigo informativo
    Pedro Miranda dos Santos 7D

  26. Isabela Corrêa disse:

    Museus são ótimos para descobrir mais sobre o passado, e seria maravilhoso explorar mais o passado do nosso lindo país. E também seria muito bom se parássemos de tentar adivinhar o futuro e tentar descobrir nosso passado, nossas origens.

  27. César Lopes disse:

    Aluno Cesar Lopes 6 ano A

    O título do texto que eu escolhi foi Museu Imperial: Uma viagem no tempo.
    O texto fala Maria Meire Araújo Saraiva que participou da entrevista sobre o Museu Imperial, um dos mais belos, a entrevista ocorreu em Boa Vista, Roraima em 26 de Abril de 2020. A senhora Meire já trabalhou no Museu citado e se disponibilizou a falar e responder sobre o mesmo.
    O gênero do texto é reportagem.

  28. carlos eduardo 7 ano b disse:

    museu imperial: seria muito legal ver as coisas que o nosso mundo ja passou, vendo o passado e seus mistérios

  29. artur carvalho disse:

    Museu Imperial uma viajem no tempo:
    Eu acho o museu muito importante, pois nossa história esta nele, e todos nos devemos valorizar nossas origens.
    -Artur Carvalho Davi 8A

    • artur carvalho disse:

      Museu imperial uma viajem no tempo:
      Eu acho o Museu Imperial muito importante para sociedade para é nosso pais em si, pois isso nos relembra a historia do nosso pais, mas infelizmente ele não é tão valorizado com devia ser. Porem ainda assim desperta o interesse de muitos.

      -Artigo Cientifico
      – Artur Carvalho Davi 8 A

  30. EZEQUIAS disse:

    O museu imperial é atualmente a maior relíquia histórica do país, nos dando um breve conhecimento sobre como era a vida da Grande Família Imperial brasileira, apesar de não ser tão bem valorizado. Demonstra a força e imponência de nosso Imperador. E espero que após a retomada do poder monárquico, o museu seja levado mais a sério, esse texto está falando no assunto de notícia

    Ezequais de Melo Azêdo De Souza, 9°C

  31. Fernando L.P disse:

    Museu Imperial:Uma viagem no tempo
    Achei interessante pois o texto traz curiosidades do museu,onde é bem visitado, locais bem organizados e lindos, e também conta as histórias da monarquia que existem objetos da época,muito interessante e bem elaborado o texto.
    Artigo Científico
    Fernando de Lima Pereira 9°ano D

  32. Jadson 7c disse:

    Esse texto é realmente muito interessante,também gostei q a autora usou citações populares para descrever o que ela estava querendo passar,sou simplesmente apaixonada por qualquer assunto que envolva o passado e falar sobre o museu nesse texto foi algo completamente gratificante

  33. Jadson 7c disse:

    Achei o texto fabuloso, e falar sobre as curiosidades e usar citações populares para chegar onde no assunto principal do texto foi algo muito legal,eu sou apaixonado por história e qualquer coisa que envolva o passado e falar sobre os museus nesse texto foi algo simplesmente gratificante

  34. Enzo Pasqualotto disse:

    Museu Imperial: Uma viagem no tempo.

    O texto fala sobre o museu imperial é um museu que mostra a antiga monarquia do brasil, ele fala sobre quantos lugares tem o museu, o que tem no museu e outras pinturas, joias e obras. Alem de espetáculos que são organizados pelo museu. Achei bem interessante o texto ele fala algumas coisas sobra o museu imperial um dos mais visitados.

    Artigo Científico

    Pasqualotto 6°A

  35. Rafael Carneiro de Britto 8 º C disse:

    Museu Imperial: Uma viagem no tempo.

    O texto apresentado fala sobre o Museu Imperial, suas salas e cômodos, obras artísticas e algumas joias, e alguns objetos e símbolos remanescentes da época imperial da monarquia brasileira. O texto também cita que alguns eventos e espetáculos são realizados no local. É acrescentado e ressaltado também no texto a importância de nós, jovens, visitarmos os museus para assimilar as informações que lá estão.

    Reportagem

    Rafael Britto 8º C

  36. Julia Alves Duarte disse:

    museu imperial: uma viagem no tempo
    concordo com a opinião da entrevistada, os jovens realmente não frequentam museus, pelo menos os que eu conheço não frequentam, e olha que eu conheço muitos. mas tudo depende das condições de ada um, por exemplo, aqui em Boa Vista não tem museu só teatro que não tem muitas programações interessantes. Se aqui em BV tivesse museu ou eu morasse em algum lugar que tivesse, certamente, frequentaria com frequência primeiramente que eu acho muito chique, segundo que eu tenho interesse de conhecer.
    o gênero do texto é “artigo”
    JULIA Alves DUARTE
    9C

  37. Manuela disse:

    Museu Imperial: Uma viagem no tempo
    O texto é muito interessante, fala sobre o Museu Imperial, que eu não conhecia e achei muito legal conhecer!! O museu me parece extremamente deslumbrante!! Como o texto diz, nós jovens estamos realmente afastados da história, desse conhecimento.
    Gênero Textual: Artigo
    Manuela Katarina
    8ºC

  38. Danton disse:

    Um policial galã de pantalona
    tipo de texto : Conto Narrativo
    aluno Danton Heinrique Gomes Teixeira
    turma: 7 D

  39. Gabriel Carvalho disse:

    GENERO:Artigo Científico
    AL: Gabriel Silva Carvalho 9D
    texto:museu imperial uma viagem no tempo

  40. Júlia Coelho 7 A disse:

    Uma viagem no tempo.
    achei o texto bem legal e interessante.
    O texto fala sobre o museu, onde se guarda as antiguidades da monarquia do Brasil.
    O gênero é um artigo científico.
    Júlia Maria Sampaio Coelho 7 A

    • Eloiza Oliveira 6º A disse:

      Título do texto: Museu imperial:Uma viagem no tempo

      Muito interessante o museu que mostra a monarquia antiga do Brasil, como diz o título é basicamente uma viagem no tempo, porque tem vários monumentos antigos lá. Gostaria muito de entrar mesmo em um museu. ver os monumentos e saber as suas histórias.

      Gênero textual:artigo científico

      Aluna: Eloiza Oliveira Quintão
      Série:6º Turma: A

  41. luana melo martins disse:

    Titulo: Museu Imperial: Uma viagem no tempo.
    Gênero:Artigo científico
    Adorei os fatos e chamou atenção
    Luana Martins
    9 ano C

  42. Arthur Tavares 9o A disse:

    O Museu é um importante patrimônio que mostra muito sobre a nossa historia, especificamente do período de monarquia. Hoje precisa ser mais valorizado principalmente pelos mais jovens, que não dão a devida importância a este monumento. Devemos não só conhece-lo como também cuidar dele.
    Além dessa valorização precisa haver um encorajamento para que as pessoas possam dar a devida importância a ele. Como ações do governo como comerciais, informativos e etc.

    O texto é uma noticia/ entrevista.

    Arthur de Melo Franco Tavares 9o ano A

  43. João Victor 9A disse:

    Título: Museu Imperial: Uma viagem no tempo
    O referido texto fala do Palácio Imperial, o monumento que guarda as maiores obras de prestígio.
    Gênero: Artigo científico
    João Victor Bezerra Conde, 9° ano A

  44. Eloiza Oliveira 6º A disse:

    Título do texto: Museu imperial:Uma viagem no tempo

    Muito interessante o museu que mostra a monarquia antiga do Brasil, como diz o título é basicamente uma viagem no tempo, porque tem vários monumentos antigos lá. Gostaria muito de entrar mesmo em um museu. ver os monumentos e saber as suas histórias.

    Gênero textual:artigo científico

    Aluna: Eloiza Oliveira Quintão
    Série:6º Turma: A

  45. Andrey coelho disse:

    Titulo: Museu Imperial uma viagem no tempo.
    Achei muito interessante e inspirador.
    Gênero: Divulgação Cientifica
    Seu nome todo, ano e turma: Andrey Coelho Coimbra. 7-A

  46. Jamilly Souza disse:

    Título: Museu Imperial: Uma viagem no tempo
    O texto fala sobre o Museu Imperial e algumas obras, jóias e pinturas que lá se encontram, também comentou que os adolescentes de hoje não costumam frequentar museus.
    Jamilly Rodrigues de Souza 9D

  47. André Nathan disse:

    Título – Museu Imperial: Uma viagem no tempo.
    Achei o texto muito interessante porque fala sobre uma das maiores relíquias históricas do Brasil e estimula o leitor a saber mais sobre museus e sua importância.
    Gênero – Artigo científico.
    André Nathan de Oliveira Gama – 9A

  48. Ana maria almeida ZOLDAN disse:

    Título – Museu Imperial: Uma viagem no tempo.
    nossa achei o texto o máximo sempre quis conhecer um museu mas ainda
    não tive oportunidade e também acho que cada capital devia ter um museu
    não precisa ser um muito grande mas deveria ter só para contar u pouco da historia de
    sua cidade .

  49. Anne Catarina Oliveira disse:

    Título: Museu Imperial: Uma viagem no tempo
    Achei o texto interessante de como o museu conta a história. Acho que toda cidade devia ter um museu contando a história da cidade.
    Anne Catarina 7B

  50. Juliana Eloá Brito Oliveira disse:

    Achei interessante esse assunto sobre o museu imperial, com todos os detalhes que Maria Meire falou podemos imaginar como seria o museu , sabemos que muitos jovens não se interessam por museus, porém eu goto muito de saber sobre meus antepassado, sempre tive o sonho de viajar pra lugares históricos.
    AL CME Eloá 6 ano d

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s