Museu Imperial: Uma viagem no tempo.

Um dos mais visitados e exuberantes museus do Brasil

Maria Meire Araújo Saraiva participou da entrevista sobre o Museu Imperial um dos mais belos, a entrevista ocorreu em Boa Vista, Roraima em 26 de Abril de 2020. A senhora Meire já trabalhou no Museu citado e se disponibilizou a falar e responder sobre o mesmo.

O Museu Imperial, popularmente, conhecido como Palácio Imperial é um museu que mostra a antiga monarquia do Brasil e é atualmente um dos mais visitados, alojado no majestoso palácio do primeiro imperador. Conta com um acervo rico e bem organizado dividido em 5 lugares: Sala de Jantar, Sala de Musica, Sala de Estado, Sala de Visitas, Gabinete e Aposento das Princesas. Entre as principais obras presentes no museu, estão o Traje Majestático, a Cama de Casal e o Trono, porém há diversas outras pinturas, joias e obras; além de diversos espetáculos que são organizados pelo próprio museu durante cada ano. Este local conta um pouco sobre a monarquia. A entrevistada sente uma nostalgia ao lembrar dos shows que ela assistia: “Eu trabalhei lá por anos e todas as obras sempre me impressionavam, principalmente os shows que contavam as historias, era encantador, eu me lembro como se fosse ontem aquelas luzes, as palmas, tudo de bom” , disse a entrevistada. “O museu em si já é lindo, as obras só complementam, é algo que você vai gostar de ver e vai querer voltar mais vezes” conclui ela.

Atualmente, o museu tem um site na internet que conta sua historia, mostra as datas disponíveis para visita e até mesmo como fazer sua visita online ao museu, essa visita mostra todas as obras e a história de cada uma, e é bastante divertido. É uma forma de aproximar mais os jovens dos museus, já que nós, jovens, estamos distantes dos museus e das histórias que eles carregam em si. “Os jovens atualmente esqueceram a importância da história, o quão cativante elas são. Na minha época ir á um museu era um prestigio, sabe? Coisa de rico.” Ressalta Meire.

Ela está certa, essa barreira entre os jovens e os museus atrapalha nosso ensino e o conhecimento das nossas raízes. Então, nós jovens deveríamos aproveitar o tempo e fazer aquela visita aos museus, é uma viagem inesquecível e fascinante, principalmente nesse museu que conta a história monárquica.

“Visitem, gente, museu não é só coisa de velho, museu é coisa de gente inspirada” Diz Meire.

Aluno -CME: Luís Eduardo Nascimento Memória, 8º D

Sobre elianedmelo2

Professora de Língua Portuguesa com mestrado em Ciências da Educação. Nascida em 7 de julho, em Campos dos Goytacazes,Rio de Janeiro. Atualmente, morando em Roraima.Diretora do CEFORR ( Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação) em 2015, 2016,2017, Consultora técnica da UNIVIRR ( Universidade Virtual de Roraima) em 2017 e 2018. Atualmente, professora de língua portuguesa no Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

78 respostas para Museu Imperial: Uma viagem no tempo.

  1. Emilly Kaiane Costa Alves 7A disse:

    Achei um ótimo texto. Sempre tive curiosidade de vistar um museu, então com as características que a entrevistada falou só aumentou ainda mais minha curiosidade e vontade de visitar esse local. Acho bem legal que exista esses lugares para contar as histórias que aconteceram no passado e assim podemos nos informar sobre.

  2. Bruno Davidoff 7B disse:

    O texto é sem dúvidas muito cativante a ponto de que somente ouvir trechos da entrevista já mostra o amor que Maria Meire tinha pelo museu, fazendo que eu criasse até mesmo vontade em visita-lo. Gosto de museus em sua grande maioria, porém consegui ir a muito poucos até hoje. Sobre o texto achei excelente bem formulado, não é extenso de forma desnecessária, sem nenhuma repetição, adorei ler.

  3. marjory moreira 7B disse:

    O texto é realmente muito legal, explicativo e fascinante, além de contar sobre o museu faz um comentário muito importante sobre os jovens de hoje não dão o devido valor para Artes como essas e também que o museu é cheio de inspirações e artes valiosas e divertidas assim como a senhora entrevistada diz, sinceramente fiquei com curiosidade e vontade de visitar o site do museu na Internet.

    Marjory Moreira 7º B

  4. Daniel Medeiros disse:

    Lendo o texto dá pra ver que a entrevistada é bem ligada ao museu. O mesmo parece ser bem organizado e limpo, um lugar que há muitos anos era apenas para ricos, hoje é acessível para grande parte da população local, e uma ótima atração turística. No final do texto, a entrevistada ressalta que nós jovens devemos procurar aprender mais sobre a história, visitando lugares que mostram como foi o passado do nosso pais, ou mesmo em casa, lendo livros ou fazendo pesquisas na internet.

    Daniel Medeiros
    7° ano A

  5. Enzo Pasqualotto disse:

    Esse texto fala de muitas coisas interessante. Sempre é muito legal ir ao museu. E aprender novas coisas como as características desse museu Imperial q conta a história da monarquia do Brasil, para mostra como é interessante a história do passado do Brasil com espetáculos entre outras coisas. Como existem muitos cômodos no museu, dá para conhecer as rotinas, as pessoas e oque eles faziam na época da monarquia do Brasil.

    • Enzo Pasqualotto disse:

      Esse texto fala de muitas coisas interessante. Sempre é muito legal ir ao museu. Aprender coisas como as características do museu Imperial, que conta a história da monarquia do Brasil, para mostra como é interessante a história do passado do Brasil com espetáculos entre outras coisas. Como existem muitos cômodos no museu, dá para conhecer as rotinas, as pessoas e oque eles faziam na época da monarquia do Brasil.

      AL CME PASQUALOTTO
      7° ANO A

  6. EDUARDO NATTRODT melo 7C disse:

    Título: Museu imperial: uma viagem no tempo
    Comentário: achei um texto interessante pois principalmente agora ninguém pode ir aos museus já que estamos em uma pandemia queria muito conhecer um mas teria que ser presencial que eu acharia muito mais legal mas, achei muito bom essa alternativa que você pode ir para o museu online e muito inovador pq o museu está meio que se atualizando assim podendo ter muito mais públicos que podem ir ao museu que antes não podiam.
    gênero: memória
    Aluno: Eduardo Nattrodt Melo 7c

  7. Fernanda soares 7D disse:

    O texto é muito cativante tanto que so de que somente ouvir trechos da entrevista já mostra o amor que Maria Meire tinha pelo museu, fazendo que eu criasse até vontade de visitar. sempre tive curiosidade de vistar um museu, então com as características que a entrevistada falou só aumentou ainda mais minha curiosidade e vontade de visitar esse local, o texto muito bem formulado, muito bem detalhado, achei um ótimo texto!!

  8. felipesanchesf3 disse:

    Museu Imperial: Uma viagem no tempo.
    Achei o texto muito interessante, principalmente no depoimento da mulher, onde ela falava que achava que ir no Museu era coisa de rico (um pensamento que eu também tinha até ir a um pela primeira vez). Ir a um museu, mesmo que seja uma vez, é muito importante pra conhecermos nossa própria cultura.
    Gênero: Notícia

  9. Sara Bum Do Nascimento França disse:

    1-Museu imperial: uma viagem no tempo.
    2- É sempre bom aprender sobre coisas novas, como as características do Museu Imperial, que conta a história da monarquia brasileira, para mostrar o quão interessante é a história do Brasil, entre outras coisas. Você poderá conhecer os costumes da época da monarquia brasileira, as pessoas e o que elas faziam. O texto é muito auto explicativo e atraente. Além de falar sobre o museu, também faz um comentário muito importante sobre os jovens de hoje, ou seja, eles não prestam a devida atenção a esse tipo de arte, e os museus estão cheios de inspiração, valor e diversão que poderíamos estar apreciando o seu devido valor.
    3- o texto apresenta características de um texto dissertativo-descritivo
    4- Sara França, 9anoB

    • Sara Bum do nascimento França disse:

      1-Museu imperial: uma viagem no tempo.
      2- É sempre bom aprender sobre coisas novas, como as características do Museu Imperial, que conta a história da monarquia brasileira, para mostrar o quão interessante é a história do Brasil, entre outras coisas. Você poderá conhecer os costumes da época da monarquia brasileira, as pessoas e o que elas faziam. O texto é muito auto explicativo e atraente. Além de falar sobre o museu, também faz um comentário muito importante sobre os jovens de hoje, ou seja, eles não prestam a devida atenção a esse tipo de arte, e os museus estão cheios de inspiração, valor e diversão que poderíamos estar apreciando o seu devido valor.
      3- o texto apresenta características de artigo de opinião*
      4- Sara França, 9anoB

  10. O texto é realmente muito legal, explicativo e fascinante, além de contar sobre o museu faz um comentário muito importante sobre os jovens de hoje não dão o devido valor para Artes como essas e também que o museu é cheio de inspirações e artes valiosas e divertidas assim como a senhora entrevistada diz, sinceramente fiquei com curiosidade e vontade de visitar o site do museu na Internet. Como existem muitos cômodos no museu, dá para conhecer as rotinas, as pessoas e oque eles faziam na época da monarquia do Brasil.

    Gabriella Chagas 9D

  11. Titulo: Uma viagem no tempo

    Genero: informativo

    A forma na qual o texto foi escrito é de certa forma bem cativante a ponto de que somente ouvir trechos da entrevista já mostra o amor que Maria Meire tinha pelo museu, fazendo que eu criasse até mesmo vontade em visita-lo e prender novas coisas como as características desse museu Imperial q conta a história da monarquia do Brasil, para mostra como é interessante a história do passado do Brasil com espetáculos entre outras coisas. Como existem muitos cômodos no museu, dá para conhecer as rotinas, as pessoas e oque eles faziam na época da monarquia do Brasil.

  12. Eduarda Maia - 6 ano A disse:

    Esse texto é realmente legal de se ler, é bem interessante, pois está tratando de um museu e eu sempre quis ir ao um museu, mas infelizmente aqui não tem nada disso. Só que voltando ao assunto, esse texto é divertido e eu concordo com a Meire que o museu em si é lindo e que as histórias deles são maravilhosas, mas alguns jovens de hoje só querem saber de assistir série e jogar. A minha impressão foi que

    Aluna Eduarda Maia, 6 ano A.

  13. guilherme guimaraes disse:

    museu imperial: uma viagem no tempo
    achei bem interessante o texto, muito atraente, e também e muito bom esta lendo textos novos e aprendendo coisas novas, o texto também faz um comentário sobre desvalorização desse tipo de arte pelos jovens de hoje em dia.
    texto: artigo de opinião
    Guilherme Guimarães 9c

  14. Gustavo Ferreira Dantas Feitosa disse:

    Titulo: Museu Imperial: Uma viagem no tempo.
    O texto fala sobre o Palácio Imperial, que é um dos museus mais visitados, fala sobre a quantidade de cômodos dentro do museu, sobre as obras que existem lá (sendo algumas delas o Traje Majestático, a Cama de Casal, o Trono, pinturas e joias). Lá dentro existem diversos espetáculos que são organizados pelo próprio museu durante cada ano. O texto serve como um incentivo aos jovens, para que eles quebrem essa barreira que os faz mais distantes de museus e de outros locais históricos.
    Gênero: Artigo científico
    Aluno: Gustavo Feitosa (9A)

  15. Rennan Oliveira dos Santos disse:

    Aluno: RENNAN Oliveira 8 ano A
    Titulo: Museu imperial: uma viagem no tempo.
    Gênero textual: Entrevista

    O texto é bem escrito e demonstrar com riqueza de detalhe o que é um museu, o que faz o leitor repensar sua opinião sobre museus além de despertar o desejo de virsitá-los. A pessoa que foi entrevistada, Maria Meire Araújo Saraiva, demonstra ser muito ligada ao museu e também parece gostar, pois Maria fala muito bem sobre ele, ela também fala sobre a perda da importância da historia para os jovens de hoje em dia. Portanto, devemos valorizar mais os museus, pois eles têm registrado fisicamente parte da história do nosso mundo, assim facilitando o entendimento do espectador e incentivado a preservação das heranças do passado.

  16. Felipe Alexandre Souza da Silva disse:

    1° Museu Imperial: Uma viagem no tempo.
    2° O texto é muito legal, explicativo e relevante para o jovem de hoje, que se liga muito as aparelhos eletrônicos.
    3° Gênero Textual: Artigo de opinião
    4° Felipe Alexandre Souza da Silva- 9°D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s