Estudar para a prova

Atenção: Estudar para a prova, alunos!

Conflito – elemento importantíssimo na Narrativa. Se não houver conflito, não teremos uma Narrativa. O Conflito é a tensão criada entre os personagens a partir dos interesses e comportamentos dos mesmos e/ou a partir dos acontecimentos relatados. É uma espécie de “nó dramático” que determina uma mudança de situação e exige uma solução a partir da qual a Narrativa marchará para o seu final.

O clímax, numa narrativa, é o ponto alto de tensão do drama.Por definição o clímax ocorre a partir do desenvolvimento de um conflito, imediatamente antes do desfecho. É o momento mais perigoso do herói, a crise mais iminente do protagonista, o mais delicado ponto do conflito, onde não se sabe para que lado a história penderá. *Em Romeu e Julieta o clímax está mais próximo do final da história, quando Julieta decide se fingir de morta, causando o trágico e conhecido desfecho. Outra coisa que pode variar são os conflitos. Sabe-se que sempre há um ou mais personagens que compõem o núcleo da narrativa, e ao redor dos quais o enredo se desenrola. O fato é que esse conflito central pode ser da personagem consigo mesma, com o mundo ou com outras personagens da história. Podem até haver mais conflitos e mais núcleos dentro de uma mesma narração, como ocorrem frequentemente em novelas e romances. Outra coisa que pode variar são os conflitos. Sabe-se que sempre há um ou mais personagens que compõem o núcleo da narrativa, e ao redor dos quais o enredo se desenrola. O fato é que esse conflito central pode ser da personagem consigo mesma, com o mundo ou com outras personagens da história. Podem até haver mais conflitos e mais núcleos dentro de uma mesma narração, como ocorrem frequentemente em novelas e romances.

Sobre elianedmelo2

Professora de Língua Portuguesa com mestrado em Ciências da Educação. Nascida em 7 de julho, em Campos dos Goytacazes,Rio de Janeiro. Atualmente, morando em Roraima.Diretora do CEFORR ( Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação) em 2015, 2016,2017, Consultora técnica da UNIVIRR ( Universidade Virtual de Roraima) em 2017 e 2018. Atualmente, professora de língua portuguesa no Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s